Bares de Palmas reabrem no momento em que a cidade volta para a fase laranja

A capital está com a taxa de ocupação hospitalar de leitos de UTI é de 81.03% e 56,7% em leitos clínicos Covid, conforme dados divulgados pela prefeitura hoje, 21

Crédito: Agência Brasil

A cidade de Palmas deixou a fase amarela do Coronômetro, ferramenta que acompanha a evolução do cenário epidemiológico e capacidade instalada para o enfrentamento da Covid-19, e chegou à laranja, na véspera da reabertura de bares com o recebimento de público durante à noite. Isso significa que o aumento de novos casos e de internação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e clínicos Covid-19 aumentaram significativamente.

 

Nesta sexta-feira, 21, o boletim do município trouxe o registro de 122 novos casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus com a taxa de leitos clínicos (públicos e privados) de 56,7%. Já a ocupação das instalações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 81,3%. Com isso, a taxa de ocupação geral de leitos exclusivos hoje para o tratamento da doença é de 67,7%. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a ocupação é de 29,0% (Norte) e 31,3% (Sul).

 

No boletim epidemiológico divulgado ontem, 20, quando a cidade foi para a fase laranja, foram registrados 141 novos casos da Covid-19, com 98 palmenses internados, levando a taxa de ocupação para 81.03% em leitos de UTIs Covid e 54.05% de ocupação em leitos clínicos Covid. A média total é de 66.05%. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a ocupação é de 12,5% (Norte) e 12,9% (Sul). 

 

Na quarta-feira, 19, por exemplo, o munícipio ainda tava na fase amarela e foram divulgados 117 novos casos da doença, com 83 pessoas da capital internadas, sendo 77,8% em UTIs e 59% em leitos clínicos. A média total estava em 67,4% de ocupação. Sobre a taxa de ocupação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a UPA Norte tinha 9,7% de suas instalações ocupadas e a UPA Sul 18,8%.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde de Palmas disse "que não houve aumento de casos positivos para Covid-19, de um dia para o outro, mas sim, uma ocupação maior de leitos de UTI". A Semus explicou que "no dia 19 de maio deste ano, o percentual era 77,8% e passou para 81,3% no dia seguinte (20 de maio). Este percentual, que atualmente está acima de 80% na Capital, eleva a composição do indicador, puxando para a fase laranja".

 

O método do Coronômetro toma por base indicadores como a taxa diária de novos casos, taxa de ocupação dos leitos de UTI e clínicos, potencial de propagação do vírus e a taxa de recuperação dos casos.
 

A cor vermelha significa alerta máximo, laranja é alerta, amarelo simboliza controle ampliado, o azul é controle moderado e o verde quer dizer que a situação está controlada (normal). 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bares 

 

Os bares e restaurantes só receberam ordem para reabrirem durante o período da noite quando o Coronômetro de Palmas indicou uma regressão da transmissibilidade do novo coronavírus e isso possibilitou à Prefeitura flexibilizar esses setores não essenciais. As medidas constam no Decreto nº 2.048.
 

Conforme as mudanças do decreto, bares e restaurantes da capital podem funcionar a partir desta sexta-feira, 21, com atendimento presencial, das 11h às 22h, respeitando o limite de 50% e protocolos sanitários.

 

Os bares estavam funcionando apenas por meio de delivery ou ou retirada dos produtos no local. Já nos restaurantes, o atendimento presencial vem sendo permitido desde abril, com 30% da capacidade. 

 

Sobre as distribuidoras e conveniências, estas podem funcionar na Capital das 6h às 22h, todos os dias, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50% da capacidade do estabelecimento, vedado o consumo no local.

Comentários (0)