Barraqueiros das praias do Caju estão em risco de ficar fora do circuito de verão

As praias não foram revitalizadas para o período de alta temporada e cerca de nove famílias correm o risco de ficar sem renda; vereadores da base do Executivo intercederã junto à administração pública

Com obras atrasadas, barraqueiros temem ficar sem renda durante alta temporada
Descrição: Com obras atrasadas, barraqueiros temem ficar sem renda durante alta temporada Crédito: Foto: Júnior Suzuki

Com a aproximação do período de férias e alta temporada das praias no Estado, os barraqueiros da Praia do Prata e da Praia do Caju participaram de sessão na Câmara de Vereadores de Palmas nesta quarta-feira, 14, para pedir o apoio e a intervenção dos vereadores para solucionar o problema dos comerciantes. A Praia ainda não foi revitalizada e está com as obras paradas, o que impede os barraqueiros de manterem a renda com a qual sobrevivem há 13 anos atuando no local.

 

De acordo com a Prefeitura de Palmas, já foram investidos mais de R$ 2 milhões na obra. O projeto apresentado prevê a implantação de um estacionamento com 215 vagas, prédio administrativo, 50 unidades de chapéus de palha, encanamento de água tratada, iluminação pública, além da reforma dos quiosques.

 

O presidente da Associação dos Barraqueiros da Praia do Caju, Bernadino Gomes, apontou sua preocupação de pagar as contas, já que está sem renda. “A princípio eles disseram que inauguraria a praia dia 20 de maio, até essa data não colocaram um grão de areia. Depois adiaram a data para 25 de junho e até agora nada foi feito e não vão conseguir fazer a praia dentro de oito a dez dias. Recebemos a notícia de que somente a praia do Caju seria liberada para a temporada, só que no mês de setembro. Para nós não é interessante liberar só depois da temporada. Já estamos perdendo visitantes. Toda vez que é para inaugurar eles adiam para o próximo mês e até agora nada. Nós precisamos trabalhar. Eu estou devendo. Tenho empréstimos para pagar, não tenho mais crédito para comprar”, lamenta o comerciante em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 14.

 

De acordo com o presidente da Associação faltam serviços essenciais na praia. “Falta água, energia, esgoto, terminar a caixa elevadora. Acredito que não vai ter temporada para nós. Deixamos de ganhar dinheiro desde o inicio do mês”, pontuou.

 

Obras atrasadas

Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 14, o líder do Executivo na Casa, vereador Major Negreiros confirmou o atraso das obras, mas convocou uma reunião com o subprefeito Adir Gentil para pedir a celeridade das obras. "Nós entramos em contato com a empresa Coceno que é a responsável pela obra e eles já estão retomando todos os serviços da Praia do Caju. Nesta tarde nós teremos uma reunião com o secretários e barraqueiros para que possamos dar andamento o mais rápido possível e que nesse período de alta temporada ser reativada aa Praia do Caju para que os usuários e comerciantes possam se divertir e ganhar dinheiro", afirmou o vereador.

 

Questionado sobre o curto espaço de tempo para a conclusão da obra, Negreiros informou que tem a esperança. “A empresa nos falou que vai cumprir o cronograma das obras. Nessa reunião vamos sentar com a empresa, secretário e barraqueiros para que possa dar uma acelerada nessas obras para solucionar esse problema até o início da temporada de praia", declarou.

Comentários (0)