Um bebê com apenas seis dias de vida foi salvo pelos bombeiros militares de Colinas do Tocantins, na última quarta-feira, 15, após se engasgar com o leite materno. A mãe acionou o socorro e recebeu as primeiras instruções por telefone. Os bombeiros levaram quatro minutos para chegar ao local da ocorrência. “Nessas situações o tempo é fundamental, porque o engasgamento pode levar a criança ao risco de sofrer uma parada cardiorrespiratória, o que poderia levar o bebê a óbito”, ressaltou o soldado Juscelino Montel, que atuou na ocorrência.
Quem realizou os primeiros procedimentos foi o soldado Eglison Abade. “Quando acontece um engasgamento é preciso deitar a criança de barriga para baixo no braço e com uma inclinação de 45 graus. Depois é necessário abrir a boca do bebê e massagear as costas dele até a expulsão do corpo estranho”, explicou o bombeiro. Após receber os primeiros socorros o bebê foi deixado aos cuidados médicos no Hospital Regional de Colinas.
Conforme os bombeiros, em casos como esse, a orientação é ligar imediatamente para o telefone 193, mas até a chegada da ajuda especializada os pais podem realizar os primeiros socorros. “Um adulto deve colocar o bebê de barriga para baixo sobre as coxas, com a cabeça voltada para os seus joelhos. Segurar o bebê por baixo, mantendo o antebraço sob a barriga da criança, com a mão segurar a cabeça e o pescoço do bebê. Com a outra mão, dê cinco tapas firmes, mas não com muita força, nas costas da criança, entre as omoplatas”, explicou o soldado Ronaldo Sá, que também atuou na ocorrência.
Comentários (0)