Belezas de Taquaruçu voltam a ser destaque em mídia nacional nesta semana

Esportes radicais, culinária regional, hospitalidade dos moradores, pousadas e boa estrutura para turistas foram os destaques da reportagem

Belezas de Taquaruçu são destaque em mídia nacional
Descrição: Belezas de Taquaruçu são destaque em mídia nacional Crédito: Divulgação

O distrito de Taquaruçu mais uma vez foi destaque em mídia nacional. Desta vez o telejornal matinal Bom Dia Brasil da Rede Globo desta quinta-feira, 4, exibiu reportagem com cenas panorâmicas de diversos pontos do Distrito, que é referência na Região Central do Tocantins no ecoturismo.

 

Esportes radicais, culinária regional, hospitalidade dos moradores, pousadas e boa estrutura para turistas foram os destaques da reportagem. A interação com o verde e animais, como cães-guia registrados na reportagem, também mereceu destaque. A reportagem completa pode ser conferida aqui

 

O Distrito

 

Localizado a 30 km do centro de Palmas, Taquaruçu  é um dos povoados mais antigos do Tocantins.  À primeira vista, a vila do distrito lembra um refúgio para quem busca sossego em uma cidadezinha pacata e de clima ameno. Por ser um distrito rodeado por serras, há abundância de verde onde se descobrem em trilhas mais de 80 cachoeiras, em 11 delas há estrutura para receber turistas. O acesso ao distrito é feito pela rodovia TO-030.

 

Entre as opções de atividades para visitantes na região estão descida de rapel na cachoeira do Roncador, uma das mais conhecidas e visitadas da região. Sua queda d' água tem 70 metros de altura.

 

Outros atrativos são a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, a Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, a Cachoeira de Taquaruçu, a Cachoeira do Sambaíba, a Cachoeira Raizana, a Cachoeira Pequena, a Cachoeira Rappel, a Cachoeira Caverna, a Corredeira Rio São João.

 

A Pedra do Pedro Paulo permite que o distrito seja vista do alto. O local fica no topo da Serra de Taquaruçu, a 600 m de altitude e funciona como um mirante de visão panorâmica. A subida até ao topo exige preparo físico e dura cerca de 30 minutos.

 

FGT
 

No mês de setembro, é tradição a realização do Festival Gastronômico de Taquaruçu, um dos principais eventos gastronômicos da Região Norte e que garante a valorização de ingredientes culinários locais e a criatividade na elaboração dos pratos típicos.

 

Arte

 

O artesanato produzido por moradores de Taquaruçu também é marca registrada do local por imprimir a identidade do distrito e reforçar o conceito de sustentabilidade na sua produção, a exemplo dos artesãos que integram um projeto da coleção Fava de Bolota, encabeçado pelo designer mato-grossense Sérgio Matos e sob consultoria da Prefeitura de Palmas e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A parceria em prol de consultorias de artesãos e de outros segmentos ligados ao turismo do distrito e região faz parte de projeto de estruturação turística de Taquaruçu.

 

Outra atração é o Canto das Artes, gerido pela Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente, e que realiza desde 2004 ao longo do ano diversas atividades de acesso à arte, cultura, preservação do meio ambiente e interação entre comunidade e visitantes, auxiliando no processo de desenvolvimento social e fomento ao turismo sustentável.

 

 

Comentários (0)