O primeiro Boletim Epidemiológico de Arboviroses de 2024, divulgado nesta quarta-feira, 10, pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa o registro de 82 casos suspeitos de dengue notificados no período de 31 de dezembro a 6 de janeiro. No boletim anterior, as notificações de dengue somaram 55 novos casos, o que indica que na semana atual houve um aumento de 27 novos casos suspeitos da enfermidade. O relatório também a identificação de 11 casos suspeitos de chikungunya e sete de zika vírus. No levantamento anterior, haviam 13 casos suspeitos de chikungunya e 05 de zika vírus.
Dos novos casos de dengue notificados, três pacientes apresentaram sintomas com sinais de alarme ou gravidade. Os critérios para a classificação de um caso suspeito de dengue incluem febre com duração de dois a sete dias, juntamente com duas ou mais manifestações, como náusea, vômitos, erupções cutâneas, dores musculares, dores na articulação, enxaqueca, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, prova do laço positiva ou leucopenia.
Nos casos suspeitos de chikungunya, são considerados indivíduos com febre de início súbito acima de 38,5° C e artralgia ou artrite intensa, de início agudo, não explicado por outras condições. Essa condição é observada em residentes ou visitantes de áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas ou aqueles com vínculo epidemiológico com casos confirmados.
Para os casos suspeitos de zika vírus, são considerados indivíduos que apresentam exantema maculopapular pruriginoso (manifestações cutâneas), acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre, vermelhidão ao redor da conjuntiva, sem secreção e coceira, dor nas articulações ou edema periarticular (inflamação do tendão).
Comentários (0)