Bombeira age rapidamente e salva vida do vizinho que teve artéria rompida em Palmas

Na madrugada desta sexta, a militar escutou gritos do vizinho que pisou em uma taça de vidro que se quebrou e acabou rompendo uma artéria no pé do rapaz

Homem passou por cirurgia no HGP e está bem
Descrição: Homem passou por cirurgia no HGP e está bem Crédito: Divulgação/Bombeiros

Morar próximo a soldado do Corpo de Bombeiros, Fernanda Cerqueira, foi o que salvou a vida de um homem 27 anos em Palmas, que preferiu não se identificar. Na madrugada desta sexta-feira, 23, a militar escutou gritos de socorro do vizinho que pisou em uma taça de vidro que se quebrou quando ele se levantou da cama e acabou rompendo uma artéria localizada no pé do rapaz.

 

O acidente aconteceu por volta das 3h30. “Como moramos em casas geminadas é muito fácil perceber qualquer barulho. Quando cheguei ele estava ao telefone pedido socorro pelo 193. Eu enrolei o pé dele para estancar o sangramento e sai para pedir auxilio a outros vizinhos. Ao retornar ele tinha se deslocado até a sala e estava desmaiado. Consegui arrastar o homem até o sofá e posicionar o pé dele a uma altura mais elevada que a do corpo para diminuir o sangramento, uma vez que, ele já tinha perdido mais de um litro de sangue”, conta a bombeira.

 

A viatura chegou minutos após o chamado e a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA). Devido à gravidade do ferimento ele foi levado para uma cirurgia de emergência no Hospital Geral de Palmas (HGP) onde está internado e passa bem.

 

Conforme a bombeira, por se tratar de uma artéria de grosso calibre, a saída de sangue é muito rápida e em grande quantidade. Quando uma pessoa perde 2,5 litros de sangue, ela já pode entrar em choque hipovolêmico, quando os batimentos diminuem até a vítima ter uma parada cardíaca. “Nestes casos, quem estiver prestando socorro precisa ser rápido, pressionando fortemente o local do corte. Se for possível, faça um torniquete para ajudar a impedir a passagem do sangue. Mas, nesses casos, a procura pelo socorro especializado é de suma importância, com o máximo de urgência”, explica a militar.

Comentários (0)