BRK alerta sobre riscos das ligações irregulares à rede de esgoto no período chuvoso

O descarte inadequado da água pluvial na rede de esgotamento sanitário pode causar extravasamentos e comprometer o funcionamento do sistema

Crédito: Divulgação BRK

Com a chegada do período chuvoso no Tocantins, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no estado, destaca a importância de redobrar a atenção em relação à rede de esgoto. A prática irregular de direcionar a água da chuva para essa tubulação, além de ser incorreta, sobrecarrega o sistema e pode causar extravasamentos, gerando transtornos à comunidade e impactos na área circunvizinha. 

 

 

O diretor de Operações da BRK, Bruno Gravatá, explica que a rede de esgoto foi projetada exclusivamente para receber e transportar efluentes sanitários. “É fundamental que os moradores verifiquem se a tubulação de suas residências está adequada. É preciso ficar atento para que a água de chuva não seja destinada à rede coletora de esgoto por meio de ralos, calhas, tanques, canaletas, caixas de passagem, de gordura ou similares. Essa prática é proibida por legislação municipal e compromete o funcionamento do sistema, podendo causar danos à saúde pública e ao meio ambiente”, destaca Gravatá.  

 

 

Drenagem pluvial x rede de esgoto: entenda a diferença  

A rede de drenagem pluvial é responsável por captar a água das chuvas por meio das chamadas “bocas de lobo”, localizadas nas vias públicas, próximas às calçadas. Já a rede de esgoto coleta exclusivamente os efluentes sanitários das residências, conduzindo-os à rede pública.  

 

 

O volume de água da chuva é significativamente maior do que o do esgoto doméstico, motivo pelo qual as galerias pluviais possuem diâmetros mais amplos. Por se tratar de água pluvial, não há necessidade de tratamento antes de seu retorno ao meio ambiente. O esgoto, por sua vez, deve ser encaminhado às estações de tratamento, onde passa por processos que garantem a conformidade com os parâmetros ambientais antes de ser devolvido à natureza.   

 

 

Atendimento 24 horas  

A BRK mantém os serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias da semana, para atender casos de emergência. Além disso, equipes técnicas realizam rotineiramente vistorias e limpezas preventivas em todo o sistema de coleta de esgotos.  

 

 

Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 644 0195, que funciona 24 horas por dia.  

 

Comentários (0)