BRK apresenta painéis sobre cenário do saneamento no Tocantins em reunião técnica

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi destaque no evento que reúne representantes de 24 companhias de saneamento do país

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, marcou presença na Reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO) da Associação Brasileira de Empresas de Saneamento Básico (Aesebe), realizada em Araguaína nos dias 8 e 9 de agosto. Na ocasião, os gerentes regionais de operação, Pedro Gobbo e Lucas Damaceno, ministraram palestras para técnicos de 24 companhias de saneamento do Brasil.

 

No decorrer do encontro, a BRK se destacou ao apresentar dois painéis sobre o cenário atual do saneamento no Tocantins. O gerente Pedro Gobbo discorreu sobre “Sustentabilidade e práticas de inocação no Saneamento Básico do Tocantins”, abordando temas como gestão de extravasamentos, gestão de perdas, eficiência energética e sustentabilidade, entre outros. O gerente Lucas Damaceno, por sua vez, apresentou uma palestra sobre o avanço do saneamento básico em Araguaína, enfatizando a operação da nova estação e os investimentos feitos. 

 

O ponto alto do encontro foi a visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra. O coordenador da CTDO e gerente de Desenvolvimento Operacional da Companhia de Saneamento do Mato Grosso do Sul (Sanesul), Elthon Teixeira, enalteceu as operações da estação, considerando-a um modelo de referência nacional. “Araguaína conta com uma ETE referência para todo o país e a oportunidade de conhecer in loco enriquece a nossa CTDO”. 

 

Para o diretor-presidente da BRK, José Mário Ribeiro, o encontro permitiu aos participantes conhecerem as potencialidades das tecnologias utilizadas em Araguaína no saneamento. “É gratificante contribuir com ideias e realizações, como a ETE Lontra, para as discussões nacionais sobre a expansão do saneamento brasileiro”, afirmou. 

 

Os secretários municipais de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Frederico Prado e Joaquim Quintaneto, respectivamente, apresentaram o “Águas de Araguaína”, o projeto de saneamento integrado do município. 

 

Eficiência operacional da ETE Lontra 

 

Inaugurada em outubro de 2031, a ETE Lontra, que utiliza tecnologia holandesa, é referência pela eficiência e sustentabilidade no tratamento de esgoto. Localizada no Povoado Barra da Grota, a estação tem capacidade para tratar 395 litros por segundo e beneficia mais de 190 mil habitantes na zona urbana do município. 

 

A ETE Lontra é a maior do Tocantins e emprega a tecnologia Nereda®, por meio do uso de biomassa granular aeróbia, onde o lodo do esgoto é transformado em grânulos que são facilmente decantáveis. A base da tecnologia é biológica, e todo o processo é feito sem a adição de produtos químicos, tornando o tratamento mais eficiente. 

 

Além disso, a estação contribui para a preservação do Rio Lontra, devolvendo o efluente limpo com alto padrão de eficiência. Isso beneficia não apenas o meio ambiente, mas também a saúde, educação e economia de toda a cidade.

 

Comentários (0)