BRK apresenta sistema de tratamento de água de Palmas a conselheiros de meio ambiente

Durante visita à ETA 006, conselheiros conheceram etapas do processo de tratamento e discutiram investimentos e políticas ambientais

Crédito: Divulgação

A BRK, concessionária responsável pelo saneamento no Tocantins e Palmas, recebeu na última terça-feira, 13, os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMA) na Estação de Tratamento de Água (ETA) 006. A visita integrou a 59ª Reunião Ordinária do colegiado e teve como foco a apresentação do sistema de tratamento de água, além da discussão sobre investimentos e políticas ambientais.

 

 

Na ocasião, os representantes dos órgãos ambientais, secretarias municipais e sociedade civil, puderam acompanhar de perto o funcionamento da estação. Para o gerente de Operações da BRK, Lucas Damaceno, os encontros fortalecem a relação entre a companhia e o poder público. “Essa agenda do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que ocorre a cada dois meses, é de grande relevância para a população palmense, pois permite discutir investimentos, ações socioambientais e a atuação operacional da BRK e de diversas outras áreas com representantes da sociedade civil e do poder público”, afirmou.

 

 

O presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Isac Braz da Cunha, destacou a importância da visita para a compreensão do papel do saneamento básico. “A BRK foi colocada como prioridade porque saneamento básico é medicina preventiva. Os conselheiros precisam entender como funciona esse processo e a importância do trabalho da concessionária”, disse.

 

 

A ETA 006 é a maior estação de tratamento de água do Tocantins. Após um investimento superior a R$ 28 milhões, a capacidade da estação de tratamento dobrou, passando de 750 para 1.500 litros por segundo e está operando hoje com 60% da sua capacidade instalada.

 

 

A diretora de Operações da BRK, Sandra Leal, elogiou a iniciativa e reforçou o compromisso da empresa com a melhoria contínua. “Nosso objetivo é sempre melhorar. Temos um time técnico muito capacitado e estamos abertos a sugestões que contribuam para esse processo”, destacou.

 

 

A reunião contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Sempur), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária (Serdurf), Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Projeto Ipê do Cerrado, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Associação Brasileira de Municípios (ABM). 

Comentários (0)