A primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da região norte e nordeste com tecnologia Holandesa está oficialmente inaugurada. A ETE Lontra, em Araguaína, já está em plena operação, com capacidade para beneficiar mais de 190 mil habitantes na zona urbana do município. É um marco na universalização do esgoto, que possibilitará a elevação do patamar da cobertura do serviço de 35% a 80%. O evento de inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18, na ETE Lontra, com a presença do governo do Tocantins, autoridades estaduais, municipais, além de representantes dos órgãos de fiscalização e controle.
Para o diretor-presidente da BRK no Tocantins e Pará, José Mário Ribeiro, Araguaína passa a contar com inúmeros benefícios desde preservação ambiental, quanto saúde e desenvolvimento sustentável. “A BRK investe para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e o esgoto tratado é sem dúvida um precursor em saúde e desenvolvimento social e econômico já que auxilia na prevenção de doenças, fomenta emprego e renda, valoriza a urbanidade do município, e contribui para a preservação ambiental”, destacou.
A diretora de operações da companhia, Sandra Leal, explica sobre eficiência operacional, um dos pilares da concessionária. “A ETE tem capacidade de tratamento de 395 litros por segundo. Em termos ambientais, é uma grande contribuição para preservação do Rio Lontra, pois devolve o efluente limpo com alto padrão de eficiência. Além disso, a tecnologia empregada na estação elimina odores, além de atuar de forma sustentável, natural, sem o uso de produtos químicos, usando a biomassa como fonte de energia”.
Em termos de estrutura, o gerente operacional da BRK, Álem Felipe, explica que com 50 mil metros quadrados de área edificada em um terreno de 125 mil metros quadrados, a ETE Lontra é um marco para a cidade. “A estrutura inclui um centro de controle operacional, laboratório, tratamento preliminar, tanque de equalização, reatores de tratamento, tanque de contato, tanques de lodo, prédio de desaguamento de lodo, sala dos sopradores, área do grupo de geradores de energia e sala de painéis de comando e automação. O volume dos tanques da nova estrutura é equivalente a sete piscinas olímpicas”.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que a obra significa muito no avanço do saneamento básico do município e relembrou todo o apoio prestado à BRK. "Fico muito feliz com o investimento realizado em Araguaína, com nosso apoio, por meio de licenciamentos, e tudo aquilo que pudemos fazer até aqui. Continuaremos trabalhando juntos para fornecer à população tocantinense todo o saneamento básico necessário", frisou.
“Essa obra representa mais um marco no desenvolvimento econômico e ambiental da cidade. A partir de agora, sabemos que temos capacidade mais que suficiente para dar continuidade às obras de infraestrutura e o receber grandes investidores”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
Comentários (0)