A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do Tocantins, deu início neste mês de junho a uma campanha para incentivar o uso consciente de água. A ação intitulada “Arrocha pra Economizar” tem o objetivo de reforçar os hábitos de consumo consciente, já que a falta de chuvas afeta os corpos hídricos e podem causar impactos severos nos meses mais secos do ano.
Com clima tropical, Tocantins tem um inverno seco, sem chuvas entre maio e setembro. No estado, a BRK possui programa de perdas, ações de educação ambiental, além de planos de contingência e outras iniciativas que buscam incentivar o consumo consciente, a preservação do meio ambiente e garantir a distribuição de água tratada. Todavia, por ser um recurso finito, é essencial que a preservação dos recursos hídricos seja uma tarefa diária e de todos.
Para a diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, evitar o desperdício é primeiro passo para preservação. “Ações que parecem ser pequenas geram resultados bem positivos. Um exemplo é ensaboar as louças com a torneira desligada, que gera uma economia em média de 200 litros, agora se multiplicarmos por um mês, temos uma economia de 6.000 litros de água em uma atitude simples que pode ainda ser somada a outras como fechar torneiras enquanto escova os dentes e verificar sempre se tem vazamentos nas instalações internas, entre outras”.
A diretora explica ainda que a BRK se manterá atuante por meio de planejamento e execução de ações aplicáveis, com objetivo de manter o abastecimento de água aos tocantinenses. Contudo, a participação da comunidade nesse contexto é fundamental para garantia da segurança do abastecimento e preservação do meio ambiente.
Confira as dicas de economia e arroche para economizar:
Feche a torneira enquanto escova os dentes;
Evite banhos demorados e feche o chuveiro enquanto se ensaboa.
Evite acionar a descarga sem necessidade;
Reduza a frequência ou modo de lavagem do carro;
Limite o uso da máquina de lavar;
Evite usar mangueira para retirar o lixo da calçada.
Comentários (0)