Com o objetivo de combater o assoreamento do ribeirão e preservar as condições de captação de água bruta para o abastecimento de água potável em Palmas-TO, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento, está investindo em ações de dragagem no Ribeirão Taquaruçu Grande. Os trabalhos consistem na remoção de sedimentos como areia, lama e detritos acumulados no fundo de rios e lagos. Essa técnica é fundamental para evitar o acúmulo excessivo de materiais que, quando não controlados, podem comprometer o fluxo e a capacidade hídrica dos corpos d’água.
O assoreamento é causado por fatores naturais e por ações humanas, como chuvas intensas, mudanças no uso e ocupação do solo e descarte inadequado de resíduos. Na ausência de matas ciliares, esses materiais são facilmente transportados para o fundo dos rios. O coordenador de Operações da BRK, Sebastião Noleto, explica que, no caso do Ribeirão Taquaruçu, o acúmulo de sedimentos pode estar diretamente relacionado à ação humana. “A ação preventiva que a concessionária está executando é fundamental para garantir o abastecimento da população com qualidade e quantidade adequadas”, afirma.
O Ribeirão Taquaruçu é estratégico para o sistema de abastecimento da cidade, sendo responsável por aproximadamente 90% da água consumida em Palmas. No local, a concessionária realiza o processo de remoção de sedimentos especialmente durante o período de estiagem.
O coordenador acrescenta que a população será beneficiada de diversas formas com essa intervenção. “A dragagem contribui para a melhoria da qualidade da água captada, aumenta a capacidade de abastecimento e eleva a eficiência operacional das estações de tratamento, uma vez que a redução de sedimentos significa menos desgaste nos equipamentos”, conclui.
Comentários (0)