Como parte da programação alusiva ao Mês da Árvore, a BRK tem promovido diversas atividades voltadas à conscientização ambiental. Entre as iniciativas, destacam-se a visita técnica dos residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP) ao laboratório de controle de qualidade da água e as apresentações teatrais em escolas da rede pública de Palmas, que, de forma didática e lúdica, abordam os impactos do desperdício de água. As ações visam reforçar a importância das árvores para o equilíbrio ambiental, além de mostrar aos participantes a intrínseca relação entre preservação do meio ambiente e saneamento.
Nos dias 23 e 24 de setembro, os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP) participaram de uma visita técnica ao Laboratório de Controle de Águas da concessionária. Durante a atividade, conheceram a estrutura laboratorial e operacional que permitem o controle e o monitoramento da qualidade da água , além de receberem orientações sobre as normas estabelecidas pelo Poder Público, com destaque para a Casa Civil e Ministério da Saúde, cumpridas rigorosamente pela companhia.
Ao todo, 21 residentes puderam acompanhar de perto os equipamentos, insumos e técnicas utilizadas no monitoramento dos parâmetros de potabilidade da água. A psicóloga Aline Araújo, residente da FESP, ressaltou a importância da experiência para sua formação profissional:
"Foi uma visita enriquecedora. Sinceramente, trouxe-me mais segurança saber que existem controles de qualidade tão minuciosos, literalmente microscópicos. Além disso, foi muito interessante participar das dinâmicas e conhecer a estrutura, os equipamentos e os processos do laboratório. Essa visita ampliou minha visão sobre saúde pública e os desafios que enfrentamos para garantir a segurança da água destinada ao consumo humano. Espero, no futuro, poder compartilhar esse conhecimento com muitas outras pessoas", explica.
Nas escolas da rede pública de ensino de Palmas, os alunos acompanharam a peça teatral “Capitão da Água”, que destaca as principais formas de desperdício e as medidas para preservar esse recurso. Na história, os estudantes se unem ao herói Capitão da Água para enfrentar o vilão Senhor Desperdício, responsável por incentivar práticas nocivas ao meio ambiente. A iniciativa proporcionou aprendizado, diversão e interação entre os alunos.
As ações também chegaram a estudantes de Gurupi, Peixe, Dianópolis, Araguaína e Paraíso. Nesses municípios, a programação incluiu palestras, jogos educativos, rodas de conversa e visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto da BRK, as quais proporcionaram aos participantes uma compreensão mais ampla sobre o papel do saneamento básico na preservação ambiental.
A gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, reforçou o compromisso da companhia com a educação ambiental. “As ações são fundamentais para que os participantes compreendam a importância de práticas sustentáveis. Nosso objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação dos recursos naturais”, destacou.
A programação segue até o dia 30 de setembro, com novas apresentações teatrais, mutirão de limpeza no Rio Lontra, visitas técnicas e atividades educativas voltadas à valorização das árvores e à preservação do meio ambiente.
Comentários (0)