Buscando qualidade de vida, grupos se reúnem para praticar esportes na Capital

Palmas tem se tornado rota certa para diversas modalidades de esporte. Circuito de esporte e lazer para pessoas de todas as idades vai do Stand Up Padle à patinação. Ninguém quer ficar parado.

Paisagem na Praia da Graciosa
Descrição: Paisagem na Praia da Graciosa Crédito: Rafael Felipe

Com a fama de ter um dos mais belos pôr do sol, a capital tocantinense, rodeada por serras e banhada pelo lago tem se tornado circuito permanente de atividades esportivas das mais diversas modalidades. Vários grupos formados por pessoas que possuem o mesmo hobby se encontram para se movimentarem, buscando qualidade de vida e melhorar a forma física.

 

Muitos começaram como passatempo, mas a brincadeira acabou virando coisa séria e a partir daí, competições, assiduidade e até associações surgiram desses grupos. Unindo esporte e lazer, a cada dia aumentam o número desses grupos que podem ser vistos nas praças, avenidas, nas praias e serras de Palmas.

 

Os apaixonados por esporte voltaram a movimentar o Parque Cesamar, recem revitalizado. A Praça dos Girassóis, considerada a maior praça da América Latina é ponto certo para corredores e atividades ao ar livre. A Praia da Graciosa, onde há registros exuberantes de pôr do sol recebe praticantes de esportes aquáticos. Tudo isso mostra que a natureza é o cenário perfeito para quem quer se beneficiar da prática regular de exercícios físicos.

 

Stand Up Padle na Praia da Graciosa

O Stand Up Padle (SUP) é uma modalidade de esporte ainda pouco conhecido por muita gente e está caindo nas graças dos palmenses. No SUP, o praticante deve se equilibrar em cima de uma prancha com a ajuda de remo. Nos fins de semana e feriados a Praia da Graciosa tem ficado movimentada com a presença dos praticantes do esporte.

 

Rafael Felipe atua desde 2010 como organizador de eventos esportivos em Palmas. Ele é sócio de empresa que oferece instrução de SUP e afirmou que o investimento alto, feito na praia para atender pessoas interessadas em praticar o esporte valeu a pena. “A gente já investiu cerca de R$ 25 mil em limpeza do local e com equipamentos” afirmou.

 

Não há limite de idade para praticar o Stand Up Padle. As crianças fazem a festa na companhia dos pais, e “a partir dos seis anos já conseguem segurar o remo sozinhas”, garante o instrutor.

 

A equipe da empresa que oferece aulas de SUP na Graciosa chega a receber 200 pessoas por dia, e cobram R$ 30 reais por hora  no aluguel da prancha, com direito à aula e instruções de segurança.

 

Montain Bike

Um grupo de 30 pessoas que pratica o pedal foi fundado há um ano e já se formalizou como associação. Um grupo de amigos começou a pedalar até o distrito de Taquaruçu e em pouco tempo já estavam participando de competições.

 

“A gente viu que a bicicleta do montain bike era diferenciada e outros atletas foram aderindo ao grupo”, afirmou Rodrigo Portela, presidente da Associação Taquaras Bike de Ciclismo. Segundo ele, atletas do grupo já participaram de competições de ciclismo em nível internacional. “Quatro atletas participaram esse ano da competição 70 quilômetros de Brasília, representando a equipe”, disse Rodrigo.

 

Sobre as pedaladas, Rodrigo afirmou que “os finais de semana são sagrados, já é certo que a gente vai. Quem pode no meio da semana de manhã pedala três vezes por semana”. Segundo ele os percursos são variados e eles costumam percorrer trilhas em Taquaruçu e na Serra do Lajeado.

 

Para fazer parte do grupo basta entrar em contato com algum integrante. “Não precisa ser um atleta profissional”, afirmou o presidente da associação. Além disso, não há custos com inscrição, apenas com o investimento no seu próprio equipamento e roupas adequadas para a prática do esporte.

 

Patinação

A bacharel em Direito Gizele Fernandes participa e coordena um grupo de patinação na Capital. Segundo ela, o grupo se reuniu há um ano atrás, com apenas quatro patinadores. “Conforme as pessoas foram conhecendo [o esporte], o grupo foi crescendo”, disse Gizele.

 

Cerca de 80 pessoas já praticam a patinação livre em Palmas e se reúnem todo fim de semana na Praça do Bosque. Com a reinauguração do Parque Cesamar, eles devem praticar o esporte na pista do local.

 

Gizele disse ainda que integrantes do grupo oferecem aula voluntária e ajudam quem quer começar a praticar patinação e que o grupo pretende formar uma associação para investir mais no esporte.

 

 

Comentários (0)