Câmara cancela sessão no Taquaruçu capital por um dia; Prefeitura deve manter evento

O cancelamento foi devido à pandemia da Covid-19. Este é o segundo ano que o evento precisa ser cancelado em decorrência da pandemia.

Crédito: Arquivo Câmara

Tradicionalmente, o distrito de Taquaruçu, em Palmas, é a sede da capital do Tocantins todo o dia 1º de junho. Devido à pandemia da Covid-19, a Câmara de Palmas cancelou hoje, 27, a transferência do Poder Legislativo Municipal para o Distrito de Taquaruçu. Já o Executivo deve manter o evento, assim como fez no ano passado. 

 

Conforme a Casa de Leis, o cancelamento foi determinado por Ato da Presidência, que atende às prerrogativas legais e considera as medidas de restrição vigentes e evolução da doença na capital. Este é o segundo ano que a Câmara não participa do evento em decorrência da pandemia.

 

A mudança das sedes dos Poderes, Executivo e Legislativo Municipais, obedece ao artigo 3º da Constituição Estadual e ao parágrafo segundo do artigo 1º da Lei Orgânica Municipal (Emenda nº 53). 


 

Tradição 

 

 A transferência de sede do Poder Legislativo Municipal para o Distrito de Taquaruçu é uma homenagem que os moradores do povoado recebem anualmente nesta data para lembrar o fato de que o antigo Município de Taquaruçu do Porto cedeu o próprio território para a construção de Palmas. A atual capital não existia antes da divisão do território entre Goiás e Tocantins.

 

Comentários (0)