A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou uma audiência pública nesta sexta-feira, 22, para discutir a sensibilização e conscientização da prevenção e tratamento da obesidade, que já é considerada um problema de saúde pública e que afeta milhões de brasileiros.
Com o objetivo de fomentar um debate amplo e abrangente sobre o tema, a audiência foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB) e reuniu especialistas e autoridades da área da saúde, além de representantes da sociedade civil.
Na oportunidade, Folha reforçou o compromisso do Poder Legislativo em buscar soluções para o problema da obesidade. “Tem que haver um esforço de todos para enfrentarmos essa questão da obesidade. Devemos criar um programa específico para a prevenção e o tratamento, com destinação específica de recursos, assegurado em lei, para que possamos cuidar das pessoas que sofrem com essa doença”, sugeriu.
O vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Dr. Fábio Trujilho, destacou a recente mudança na percepção em relação à obesidade. "Até pouco tempo atrás, discutir sobre obesidade era um tabu, um tema negligenciado. Felizmente, hoje reconhecemos a obesidade como uma doença multifatorial. É crucial que nos conscientizemos e enfrentemos esse problema de frente, pois caso contrário, o cenário futuro será extremamente desafiador", alertou.
A médica, Dra. Marcela Pitaluga, defendeu a criação de uma Câmara Técnica para discutir e propor soluções para o problema da obesidade em Palmas. “A criação da Câmara Técnica visa garantir um debate amplo e multidisciplinar sobre a obesidade, além de promover a integração de diferentes setores da sociedade na busca por soluções eficazes para o problema”, explicou.
Dentre os participantes também fizeram o uso da palavra a vereadora Laudecy Coimbra(SD); Dr. Clayton Macedo, Presidente do Departamento da Endocrinologia do Esporte da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso); Robson José da Silva, Superintendente da Área Técnica de Políticas de Atenção à Saúde do Estado do Tocantins; Ludmila Nunes Barbosa, Superintendente de Média e Alta Complexidade do Município de Palmas; o cirurgião Dr Jorge; e os médicos Dr. Henrique Furtado; e a Dra. Kátia.
Comentários (0)