Caminhão é flagrado pela PRF transportando Detefon junto com mamadeiras e chupetas

É proibido o transporte de produtos perigosos, no mesmo compartimento, juntamente com alimentos, medicamentos ou produtos destinados ao consumo humano e animal, sob risco de contaminação

Flagrante ocorreu na BR-153, em Paraíso
Descrição: Flagrante ocorreu na BR-153, em Paraíso Crédito: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, durante fiscalização de rotina na BR-153, nesta quinta-feira, 26, no município de Paraíso do Tocantins, um caminhão que saiu de São Paulo (SP), com destino a Manaus (AM), transportando 11 mil quilos de produtos perigosos, a maioria sendo o produto Detefon Aerosol, um gás tóxico inflamável, sem os cuidados necessários, descritos no Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos.

 

Juntamente com esses produtos perigosos, a PRF localizou produtos diversos infantis como mamadeiras, bicos de silicone, chupetas, além de artigos para laboratório e outros itens. Após o flagrante, a Vigilância Sanitária Estadual foi chamada, quando foi constatado que o Detefon não estava embalado corretamente.

 

Conforme a PRF, é proibido o transporte de produtos perigosos, no mesmo compartimento, juntamente com alimentos, medicamentos ou produtos destinados ao consumo humano e animal, sob risco de contaminação.

 

O regulamento prevê que o transporte, nesses casos, deve ser feito de forma que as mercadorias estejam separadas dos produtos perigosos, que devem estar contidos num cofre, que garanta a estanqueidade dos mesmos, evitando assim a contaminação em casos de vazamentos ou avarias das embalagens.

 

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado, o qual será entregue ao Ministério Público, o que poderá desencadear processo criminal.

Comentários (0)