A partir desta semana, pacientes da Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Araguaína terão uma novidade na recepção: um freezer com picolés à disposição. Mas a iniciativa do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC vai além de uma opção para refrescar o calor de agosto: trata-se da Campanha da Honestidade. Ao lado do freezer haverá uma caixa para que o paciente possa “pagar” pelo picolé, no entanto, não haverá nenhum tipo de fiscalização. O valor é de R$ 2,00.
A UPA é a terceira unidade do ISAC que implanta a campanha.
“O nosso principal objetivo é despertar essa questão do voluntariado, de fazer o bem com os princípios da honestidade e de caráter do ser humano. Nós estamos bem felizes e confiantes com essa implantação e torcendo pelo resultado positivo”, afirma Meire Fonseca, diretora geral da UPA.
Foco no usuário
Ao todo, são mais de 1.000 picolés de 15 sabores diferentes. A gerente financeira do ISAC, Suzane Alves, lembra que o foco da campanha não é lucrar.
“Todo o valor arrecadado será investido na compra de mais picolés para os pacientes. A sugestão de pagar R$ 2,00 é para incentivarmos a honestidade das pessoas. Iremos reverter 100% desse valor em benefícios para o próprio usuário. Daqui 30 dias vamos fazer esse balanço”.
Fé na humanidade
Na caixa onde o valor pode ser depositado, há frases, como “Faça o bem sem olhar a quem”, “O que você planta hoje, colherá amanhã”, “Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou” e “Faça você a diferença”.
A acompanhante de um paciente Victória Kelly, viu de perto o lançamento da campanha e acredita que os bons valores serão colocados em prática.
“Eu ainda acredito no ser humano. Nós temos muitas pessoas ruins no mundo, mas também temos pessoas honestas e que fazem o bem. Essa iniciativa foi bacana, porque além de tudo isso, é uma forma até de distração para nós que estamos aqui aguardando atendimento. Espero que seja um sucesso, eu já fiz a minha parte”, disse.
Quando o usuário não tiver o dinheiro trocado e precisar de troco, ele próprio pode abrir a caixa e retirar o valor. Não havendo dinheiro suficiente o comprador pode solicitar à administração da UPA.
Comentários (0)