A Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Nacional (SEMAS) lança oficialmente a campanha preventiva intitulada "Brinque o Carnaval Sem Brincar com os Direitos Humanos” sendo recepcionada no gabinete do Prefeito Joaquim Maia.
O projeto é uma idealização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e consiste na conscientização popular das situações de vulnerabilidades que tipificam crimes previstos em lei: abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; trabalho infantil; venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos; violência contra a mulher e homofobia.
A Coordenadora de Proteção Especial, Kátia Brom e a Coordenadora do CREAS, Cybele Manduca estão otimistas quanto à receptividade dos turistas: "Estamos realizando um trabalho corpo a corpo de entrega de informativos e, para nossa surpresa, as pessoas guardam o flyer para reler ou dar para alguém. O que demonstra que a população em geral não coaduna com situações de desrespeito aos direitos humanos, estamos muito felizes."
Verônica Fontoura, Secretária de Assistência Social fez questão de ressaltar a importância de uma festa que não desrespeite os direitos das crianças e adolescentes; da mulher ou da comunidade LGBT. "Estamos imbuídos em contribuir para um CarnaFolia de paz e alegria como é o desejo da gestão de Joaquim Maia. Não estamos preocupados só com a folia mas sim com uma festa consciente, limpa e com o devido cuidado com nossa população. Queremos uma festa de todos para todos e para isso conseguimos mobilizar toda a Secretaria e tivemos a adesão de inúmeros parceiros, pelos quais somos muito gratos."
Recebendo em seu gabinete a equipe da SEMAS, o prefeito Joaquim Maia parabenizou a iniciativa e agradeceu a todas pelo empenho. "Fico feliz em recebê-los aqui, a iniciativa da SEMAS em participar diretamente do carnaval promovendo suas ações de conscientização contra as situações que coloquem em risco nossa comunidade complementa a nossa meta que é proporcionar um carnaval de muita paz e alegria." Parabenizou o prefeito.
Além da Prefeitura de Porto Nacional; do Governo Federal; da Secretaria da Juventude; do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Nacional, a SEMAS e o CREAS também contam com o apoio dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS - Esperança e União; Conselho Tutelar; Ministério Público do Estado do Tocantins; Poder Judiciário; Defensoria Pública do Estado; Delegacia Especializada em Defesa da Mulher; Polícia Militar e APAE.
A programação começa nessa quinta-feira, dia 23, com a distribuição de panfletos educativos na escolha do rei e rainhas do CarnaFolia2017 que acontece às 20:00h na Praça do Centenário em Porto.
(Com informações da Ascom Semas/Porto Nacional)
Comentários (0)