Caravana “Eletrônico não é Lixo” recebe equipamentos para descarte correto em Palmas

Ação segue neste sábado no FGT de Taquaruçu, com coleta de eletrônicos e resíduos

Crédito: Lia Mara/Secom Palmas

A Feira da 304 Sul, em Palmas, recebeu nesta sexta-feira, 5, a Caravana Eletrônico não é Lixo, iniciativa da ONG Programando o Futuro com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação de Meio Ambiente (FMA). O objetivo é promover o descarte correto de equipamentos eletrônicos e reaproveitar ou recondicionar os materiais.

 

No primeiro dia da ação, foram recebidos itens como impressoras, carregadores, cabos, monitores, controles remotos, mouses, modens, teclados e aparelhos de DVD. Segundo o engenheiro ambiental da FMA, Maxwell Gomes, a logística reversa permite que equipamentos retornem à indústria e sejam reutilizados, como monitores que podem voltar a escolas para aulas de informática.

 

O coordenador da caravana, Waderson Alves, destacou que os eletrônicos só se tornam lixo quando descartados incorretamente. “Gosto de destacar que só é lixo eletrônico quando é descartado da forma incorreta, mas caso o contrário, é resíduo. A partir dele podem ser produzidas diversas coisas", disse. 

 

Caravana no FGT

A Caravana Eletrônico não é Lixo também estará no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) neste sábado, 6. Quem subir a serra para curtir a culinária e música do evento, poderá ainda aproveitar a oportunidade para realizar o descarte ambientalmente correto de eletrônicos em desuso que tem em casa.

 

A estrutura com tenda e ônibus estará na Praça Joaquim Maracaípe, das 10 horas às 20 horas, e os moradores do distrito também poderão aproveitar a oportunidade durante todo o dia. Podem ser descartados os seguintes materiais:

– Informática: computadores, notebooks, monitores (tubo, LED, LCD), teclados, mouses, impressoras, modens, etc;

– Eletrônicos: aparelhos de som, DVD players, videocassetes, controles remotos, fornos micro-ondas, secadores e pranchas de cabelo, etc;

– Aparelhos telefônicos: celulares, smartphones, telefones com e sem fio, acessórios, etc;

– Resíduos eletrônicos: baterias, cabos, carregadores, adaptadores, etc.

 

Comentários (0)