Mesmo com a situação financeira em que vive o país, o carnaval de Gurupi, Sul do Tocantins, deu uma pausa na crise e celebrou a maior festa do povo brasileiro. A primeira noite de folia no maior circuito tocantinense atraiu milhares de visitantes. De acordo com a prefeitura municipal, foram investidos cerca de R$ 1 milhão em estrutura e pagamentos de cachês de bandas locais e atrações nacionais. Abrindo a festa, a banda mineira Só pra Contrariar (sem o vocalista Alexandre Pires) animou a todos com os ritmos que embalaram corações em mais de 20 anos de carreira.
Pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura mudou de local o corredor da folia, transferindo da avenida Goiás para a Pará. Mesmo com a fina chuva que caiu logo no início da festa, a animação dos foliões foi constante. Para este sábado está sendo esperado um número maior de pessoas, inclusive de cidades vizinhas cujas prefeituras decidiram cancelar as programações no intuito de conter os gastos.
De acordo com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, os investimentos foram cerca de R$ 1 milhão com estrutura e programação cultural. “Nossa cidade tem tradição em receber e promover o maior carnaval de rua do Tocantins e também um dos maiores da região Norte do País”, argumentou. Sobre os gastos com os cinco de folia, o prefeito ressaltou a preocupação em gerar renda para a cidade. “Nosso carnaval além de animado proporciona uma renda extra para a população. Além disso os comerciantes festejam esta iniciativa. Os hotéis estão lotados, estamos recebendo turistas de diversos estados e isso é importante neste momento econômico em que estamos vivendo”, argumentou.
O turista Ezequiel Capellete, do Rio Grande do Sul já conhecia Gurupi mas nunca havia pulado o carnaval na cidade. Segundo ele, a primeira noite foi excelente. “Fiquei no bloco mas também vi a animação da galera nos camarotes, arquibancada e na pipoca. Quero voltar com certeza”, afirmou.
Pólo Ecoturístico
Durante entrevista coletiva com jornalistas que acompanham a programação cultural, o prefeito Laurez Moreira sinalizou a proposta de discutir o lançamento de um pólo ecoturístico do Sul do Tocantins, tendo como Gurupi a sede. “Vivemos próximos da Ilha do Bananal e as belezas naturais se assemelham com o Pantanal matogrossense, mas não existe divulgação turística. Nesta segunda gestão, vamos implementar um roteiro turístico tendo como Gurupi a cidade sede para receber os visitantes”, afirmou.
Comentários (0)