Carreta de Saúde da Mulher realiza atendimentos e exames preventivos até dia 17

Ação do Ministério da Saúde, em parceria com a Semus, atenderá pacientes já reguladas no Hospital de Amor

Crédito: Edu Fortes/Prefeitura de Palmas

Pacientes já reguladas pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) serão atendidas até o dia 17 de outubro na Carreta de Saúde da Mulher, em Palmas, para consultas ginecológicas e realização de exames preventivos do câncer do colo do útero (PCCU) e mamografia. A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e foi lançada nesta sexta-feira, 10, com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos, da senadora Professora Dorinha Seabra e de outras lideranças políticas.

 

A carreta está instalada no Hospital de Amor e a aposentada Francisca Fabiana, de 38 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida. “Eu era mais relaxada, mas me deu esse despertar de que preciso cuidar da minha saúde de maneira contínua. Fiz a consulta inicial na unidade para ser encaminhada ao especialista no finalzinho de agosto e gostei muito da rapidez porque já vou fazer o atendimento”, contou.

 

A diretora da Atenção Secundária da Semus, Jusmara Anunciação, vê os benefícios da carreta. “Na região Norte do país nós temos um grande déficit em algumas linhas de cuidado e de profissionais especialistas. Então vai agregar bastante para o município de Palmas e vai trazer humanização e integração do cuidado para a nossa população.”

 

“É emocionante ver um projeto como esse em Palmas. Essa iniciativa, liderada por uma mulher, a senadora Dorinha, traz dignidade, prevenção e cuidado”, pontuou o prefeito Eduardo. Ele destacou que “teremos exames, consultas, laudos e, acima de tudo, mais esperança para cerca de 1.500 mulheres neste mês.”

 

Sobre a ação

O atendimento na Carreta de Saúde da Mulher será direcionado apenas para pacientes que já estão na fila da Regulação do Município. Além disso, os atendimentos especializados em ginecologia e realização de exames permanecem disponíveis de forma contínua na rede municipal e, para ter acesso, a porta de entrada são as Unidades de Saúde da Família (USFs) de referência.

 

Compõe a equipe enfermeiro, técnico de enfermagem, médico ginecologista e o protocolo de atendimento de cada paciente será definido pelo especialista para proporcionar um acompanhamento integral desde a primeira consulta, exames e retorno até o final de outubro. A carreta é equipada com consultórios, aparelhos de exames e uma equipe multiprofissional.

 

Comentários (0)