Carreta Roda-Hans de combate à hanseníase inicia atendimentos em Gurupi

A unidade ficará de 18 a 22 de setembro à disposição dos pacientes da região de saúde Ilha do Bananal

Crédito: Divulgação SES-TO

A carreta de saúde Roda-Hans, unidade móvel para o combate à hanseníase, iniciou os atendimentos para os moradores da região de saúde Ilha do Bananal, em Gurupi, no período de 18 a 22 de setembro. A ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), das secretarias municipais de saúde, do Ministério da Saúde (MS) e da rede de Laboratórios Novartis, traz conscientização, diagnóstico precoce e encaminhamento do tratamento para a doença.

 

A unidade está estacionada na Policlínica Dr. Luiz Santos Filho, na Avenida Rio Grande do Norte – Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas. A enfermeira da área técnica da Coordenação Estadual de Hanseníase do Tocantins, Yara Alice Jorge de Souza, reforçou que “a doença tem cura e a orientação é que o diagnóstico seja feito o quanto antes para o sucesso do tratamento, aqui o paciente faz a consulta, recebe o diagnóstico e já é encaminhado para o tratamento com medicações”.

 

Serviços

Segundo a gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Renata Braga, “os serviços oferecidos são realizados por profissionais da saúde da rede estadual, em conjunto com um especialista de referência do Ministério da Saúde, para o diagnóstico da hanseníase. Durante a ação, serão ofertadas consultas dermatológicas, além de orientações sobre os sinais que merecem atenção”.

 

Itinerário

A Roda-Hans está desde o mês de agosto em atendimento itinerante pelo Tocantins. A unidade já esteve em Augustinópolis, Araguaína, Colinas, Paraíso do Tocantins e Palmas, onde realizou centenas de avaliações. Após Gurupi, os atendimentos serão em Dianópolis.

 

Sugestão de Legenda

- Durante os atendimentos na carreta, o paciente faz a consulta, recebe o diagnóstico e já é encaminhado para o tratamento com medicações

- Os atendimentos seguem até o dia 22 de setembro

Comentários (0)