Casa de Apoio promove cursos para pacientes com câncer e acompanhantes no HRPA

Cerca de 50 pessoas participam dos cursos, que tem a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social (Setas), com apoio da Litucera e do comércio local...

Pacientes e acompanhantes participam dos cursos
Descrição: Pacientes e acompanhantes participam dos cursos Crédito: Ascom

Uma terapia para quem está fazendo tratamento contra o câncer e também para quem acompanha estas pessoas. É o que podemos definir o principal objetivo dos cursos promovidos pela Casa de Apoio em Araguaína, na região Norte do Estado. Desde segunda-feira, dia 25, a instituição, que é ligada ao Hospital Regional Público de Araguaína (HRPA), está promovendo três cursos: arte em retalho, arte em vidro ou em lata e ornamentação em frutas.

Cerca de 50 pessoas participam dos cursos, que tem a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social (Setas), com apoio da Litucera e do comércio local. As aulas ocorrem nas salas do administrativo da Casa de Apoio, tanto no período da manhã como a tarde, e devem ser finalizadas nesta quinta-feira, dia 28. A formatura será na sexta-feira, dia 29, às 8 horas, com a entrega dos certificados.

 

Terapia

Para Francisco Nunes, que veio de Lajeado Novo, no Maranhão, acompanhando um ex-cunhado seu, Raimundo Bandeira, que está com câncer na próstata, comentou que o curso é uma ótima terapia para todos. “É bom, ajuda a distrair a gente”, destacou seu Francisco afinado na agulha e linha, no meio do curso de arte em retalho.

A professora Jaci Vieira Soares explica que todos ficam atentos durante a aula, pois é uma forma deles ficarem entretidos em algo que não seja a doença por qual estão passando. “Assim eles não ficam parados, tem alguma coisa para eles fazerem”, completou.

“Tanto para os pacientes, como para os acompanhantes, é uma forma deles também se qualificarem e melhorarem a renda deles, pois eles não podem trabalhar, passam a maior parte do tempo em tratamento; então, os cursos são uma alternativa para eles”, explicou Valdelita do Nascimento, responsável pela manutenção da Casa de Apoio.

A coordenadora da Casa, Jucimeire Coelho dos Santos de Sousa, comenta que a instituição sempre procura promover algum curso, em parceria com outras entidades, com o objetivo de melhorar a autoestima dos pacientes e também a qualidade de vida deles. “É um trabalho de apoio que fazemos aqui, dando acolhimento no momento em que necessitam de uma atenção, pois eles estão longe de casa, da família, e precisam da nossa atenção”, ressaltou Jucimeire.

 

Casa de Apoio

A Casa de Apoio Glória de Morais recebe pessoas que fazem tratamento oncológico no Hospital Regional de Araguaína. A capacidade da Casa é de atender 73 pessoas; tendo quatro enfermarias femininas, duas masculinas, e oito apartamentos para os pacientes mais debilitados. Todos os pacientes que ficam na Casa de Apoio são de outros municípios e até mesmo de outros Estados, como Maranhão, Pará e até de Mato Grosso.

 

Comentários (0)