Casa do Empreendedor de Palmas registra mais de 109 mil atendimentos em 2025

Serviço gratuito, que ampliou atuação com novos órgãos, auxiliou MEIs, formalizações e orientações sobre viabilidade de negócios na capital

Crédito: Tainara Saraiva/Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas divulgou que deste ano a Casa do Empreendedor teve mais de 109 mil atendimentos realizados. O espaço é uma das principais ferramentas da cidade de apoio aos microempreendedores e empreendedores da Capital. 

 

Os atendimentos, segundo a gestão municipal, incluem orientações empresariais, formalizações, aberturas de Microempreendedor Individual (MEI), regularizações cadastrais, capacitações, ações educativas, emissões de notas fiscais e demais serviços ofertados de forma contínua e gratuita à população.

 

A Casa do Empreendedor também manteve, ao longo do ano, 21.668 atendimentos realizados exclusivamente para demandas relacionadas a Microempreendedores Individuais (MEIs) e mais de quatro mil atendimentos on-line relacionados à Vigilância Sanitária, além das orientações diárias e esclarecimentos diversos. A procura por informações sobre Viabilidade teve 12.274 atendimentos, serviço direcionado a quem quer instalar a empresa em determinado local,ou ainda, se os documentos estão passíveis de abertura de um negócio.

 

Ampliação de serviços

Em 2025, a Casa do Empreendedor ampliou significativamente sua atuação com a integração de novos serviços. O espaço passou a contar com atendimentos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), voltados à emissão de alvarás ambientais, e com uma equipe fixa da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável por orientações tributárias e demandas fiscais, promovendo mais agilidade e desburocratização dos processos.

 

Caep

Outro avanço foi a criação da Central de Atendimento ao Empreendedor Palmense (Caep), canal que permite o acompanhamento individualizado das demandas. Por meio da Central, o empreendedor pode encaminhar informações e números de processos, possibilitando uma atuação técnica pontual e direcionada para a resolução de cada caso em tempo hábil.

 

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, os resultados refletem o compromisso da gestão com o fortalecimento do empreendedorismo local.

 

“A Casa do Empreendedor se consolidou como um espaço de acolhimento, orientação e soluções práticas para quem empreende em Palmas. Ultrapassar a marca de 100 mil atendimentos mostra o quanto esse serviço é essencial e o quanto temos trabalhado para transformar a Capital no melhor lugar para se investir!”.

 

Feirão do MEI

Entre as ações de destaque do ano está o Feirão do MEI, realizado em maio, em parceria com o Sebrae Tocantins. A abertura do evento ofereceu serviços voltados à formalização, regularização e emissão da Declaração Anual do MEI. Ao todo, 922 atendimentos foram realizados durante a programação, beneficiando microempreendedores de diversas áreas.

 

Na penúltima semana de dezembro, a Prefeitura de Palmas promoveu a Semana Palmas Mais Empreendedora, com atendimentos itinerantes realizados na Casa do Empreendedor, na região central, e também na Área Reservada ao Comércio Popular de Taquaralto (Arca). A ação levou orientações e serviços diretamente aos comerciantes e aos empreendedores do entorno, ampliando o alcance das políticas públicas de apoio ao setor produtivo.

 

Terça Empreendedora

Desde fevereiro, a Casa do Empreendedor passou a promover, de forma contínua, a Terça Empreendedora, iniciativa que se consolidou como um espaço permanente de capacitação, orientação técnica e troca de experiências entre empreendedores e consultores renomados do Sebrae Tocantins.

 

A ação ofertou palestras, oficinas, rodas de conversa e orientações práticas sobre temas como gestão financeira, marketing, formalização, acesso ao crédito, organização de negócios, precificação e planejamento, contribuindo diretamente para a qualificação dos empreendedores atendidos.

 

Comentários (0)