Casas populares em Conceição do Tocantins continuam sem água e energia

Os moradores estão sofrendo com a falta de rede de água e energia. A Prefeitura afirma que a responsabilidade é da ATS e da Energisa/Celtins.

Casas não tem água nem energia elétrica
Descrição: Casas não tem água nem energia elétrica Crédito: Foto do leitor

Em Conceição do Tocantins, 15 casas populares que foram entregues sem água e energia no ano passado continuam sem os serviços e obras para a construção das redes ainda não começaram. Desde o mês de novembro do ano passado, os proprietários aguardam uma solução.

 

Segundo o vereador Almir Cerqueira Júnior, dez famílias estão morando nas casas, que fazem parte do projeto Minha Casa Minha Vida, sem água e energia elétrica. “O povo está sofrendo e tem mais pessoas morando nesse setor, que é novo”, afirmou.

 

O vereador alegou que há uma divergência entre os vereadores e a Prefeitura de Conceição por causa dos serviços indisponíveis. “Hoje o prefeito está colocando a culpa em nós vereadores, por não ter água e não ter energia” reclamou. “O que eu quero é que seja resolvido o caso dessas famílias”, disse Almir Jr.

 

Em Conceição, casas são entregues sem água e energia: prefeito aponta denuncismo

 

Prefeitura responsabiliza empresas

O secretário de Administração de Conceição, Ariolando Barbosa de Oliveira, afirmou ao T1 que “o município já cumpriu com suas obrigações” quanto às casas. Ele reafirmou as informações repassadas ao Portal no inicio do ano, de que esse problema vem da gestão anterior.

 

Segundo o secretário, as casas deveriam ter infraestrutura adequada quando começaram as construções. Isso, porém, teria sido ignorado pelo gestor anterior, conforme alega Ariolando Oliveira, o que ocasionou o atraso em todo o processo burocrático para a solicitação dos serviços.

 

O secretário disse que a Prefeitura já fez solicitações à Celtins e que “eles passaram um lista de documentação. Nós atendemos, com um prazo demorado porque tivemos que correr atrás”. “A Prefeitura fez sua parte. Isso agora depende da Celtins e não de nós”, disse o secretário transferindo a responsabilidade pelo problema.

 

Sofrimento das famílias

Enquanto o município e as empresas responsáveis pelas obras não se entendem, os moradores do setor vivem sem os serviços de água e energia. A lavradora, Maria da Conceição, de 55 anos, relatou ao T1 seu sofrimento ao ter que andar bastante para conseguir água e a escuridão em que ela vive com a família.

 

“Eu tenho que ir pegar água no postinho pra beber e lavar roupa na barragem. Às vezes no sol quente. Estou querendo abrir uma cisterna na frente da minha casa, porque a gente não tá aguentando mais”, contou a lavradora.

 

Segundo ela, quando os moradores do local procuram as autoridades a resposta é sempre a mesma: “não tem previsão”. “Fui obrigada a morar lá porque eu não dou conta de pagar aluguel mais não. Quando dá 5 horas, a gente fica na escuridão. Tem que ficar na candeia, na vela. Quando eu posso encho um lampião”, relatou.

 

ATS diz que fornecimento de água é feito por poço artesiano da Prefeitura

Ao T1 Notícias, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) disse, por meio de nota, que o fornecimento de água do município é feito por meio de poço artesiano, que fica no Balneário Parque das Águas, que é de responsabilidade da Prefeitura.

 

De acordo com a ATS, estão sendo tomadas providências cabíveis para auxílio junto à Prefeitura. Segundo a ATS, somente na última sexta-feira, 10, o prefeito enviou o ofício solicitando o fornecimento de água no local.

 

Confira na íntegra a nota da ATS:

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), por meio da Diretoria de Produção esclarece ao site T1 Notícias que o fornecimento de água para as famílias das casas populares do programa Minha casa minha vida” no município de Conceição do Tocantins é feito por meio do poço artesiano, localizado no Balneário Parque das Águas, no referido município, e está sob a responsabilidade da prefeitura. Porém, de acordo com a diretoria de Produção da agência, os técnicos estão tomando as providências cabíveis com o intuito de auxiliar a prefeitura  na resolução do problema.

Os técnicos diretoria informam, ainda, que o ofício do prefeito Paulo Sérgio Torres, solicitando ajuda da ATS para a manutenção do poço chegou ao departamento, hoje, 10.04.15. 

Quaisquer outros esclarecimentos entrar em contato com a ATS por meio do telefone 0800-6464-195.

 

Energisa/Celtins diz que instalação de postes começa dia 15

Também por meio de nota, a Energisa/Celtins respondeu que as obras na rede de energia no local já começaram que a instalação dos postes deve ser iniciada nesta quarta-feira, 15.

 

Confira abaixo a íntegra da nota da Energisa:

A Energisa informa que a obra de construção da rede elétrica para atender casas do programa Minha Casa Minha Vida, em Conceição do Tocantins, já foi iniciada com a adequação do local e entrega de materiais. A partir desta quarta-feira, 15, começa o processo de implantação dos postes para a nova rede elétrica.

Comentários (0)