Catarinense e paulista vencem Ironman Palmas 2017; competição reuniu 800 triatletas

Ao todo, o evento reuniu 800 triatletas de nove países, distribuindo U$S 15.000,00 e pontos no ranking para os profissionais, além de 35 vagas para os atletas amadores no Campeonato Mundial nos EUA

Igor Amorelli e Bia Neres conquistaram a prova
Descrição: Igor Amorelli e Bia Neres conquistaram a prova Crédito: Fotos: Divulgação

O pódio do IRONMAN 70.3 Palmas 2017 foi brasileiro. O catarinense Igor Amorelli e a paulista Bia Neres conquistaram a prova, realizada na manhã deste domingo, em Palmas, garantindo as primeiras vitórias nacionais da disputa. Igor completou os 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida com o tempo de 3h54min57seg, com pouco mais de cinco minutos de diferença para o segundo colocado, Fellipe Santos, com 4h00min10seg. Reinaldo Colucci, que sofreu uma queda no ciclismo, completou o pódio com o tempo de 4h04min36seg.

 

Bia, por sua vez, venceu com o tempo de 4h19min40seg, ficando em segundo a norte-americana Kelsey Withrow, com 4h25min09seg, e em terceiro a carioca Luiza Cravo, também do Brasil, 4h29min29seg. Ao todo, o evento reuniu 800 triatletas de nove países, distribuindo U$S 15.000,00 e pontos no ranking para os profissionais, além de 35 vagas para os atletas amadores no Campeonato Mundial IRONMAN 70.3 2017 - Chattanooga, Tennessee.

 

No masculino, Igor Amorelli não deu chances aos adversários. Ele foi o primeiro a sair da água e a iniciar o ciclismo, mantendo a vantagem durante os 90.1 km e depois na corrida de 21.1 km.  Ao cruzar a linha de chegada ele, que venceu o IRONMAN Florianópolis em 2014, garantiu seu primeiro título de 70.3. "Deu tudo certo. Não é fácil correr em Palmas e todo mundo está de parabéns. A nossa tática foi impor um ritmo forte desde o começo para poder abrir, pois sabia que a corrida seria dura, especialmente por conta do calor. Não estava tão quente, mas no final pegou um pouco. Feliz por vencer meu primeiro 70.3 no Brasil", declarou Igor, de 36 anos. "Adorei estar aqui em Palmas e espero voltar", completou.

 

Primeira vez

Bia Neres, uma das principais triatletas do país na atualidade, ratificou seu bom momento em Palmas. Afinal, foi sua primeira vitória no IRONMAN 70.3 e com um excelente desempenho. Ela foi a segunda a completar os 1.9 km de natação, mas assumiu a liderança logo na saída da transição. Ao longo do ciclismo, as duas se alternaram na liderança, mas na corrida a brasileira estava mais inteira, superando a adversária e garantindo o título.

 

"Estou muito feliz. Voltei mais forte depois de ter minha filha e vencer uma prova como está, em minha primeira vez, é incrível e me emociona. Adorei o percurso, que é simples, rápido e muito bonito. Na corrida é legal ver a ponte e os demais atletas indo e vindo. Adorei Palmas", afirmou a vencedora, de 31 anos.

 

Torcedores

Muitos palmenses levantaram cedo neste domingo para às 6 horas estarem na Praia da Graciosa torcendo pelos triatletas do IronMan 70.3. Os torcedores deram o tom da emoção aos evento.  Em Palmas as equipes de assessoria esportiva preparam toda uma estrutura de suporte e torcida para seus atletas. A Winnes, por exemplo, contava com uma tenda, onde mais de 30 pessoas torcem por dois competidores.

 

"Estamos aqui para torcer pelo nosso professor Rafael Araujo. Ele queria muito participar, mas estava sem saber como, então nós os alunos fizemos 'uma vaquinha', pagamos a inscrição e demos de presente a ele. Estamos aqui na torcida, porque ele se preparou muito nos últimos três meses", explicou a jornalista Fabíola Casado, integrante da Winnes.

 

O competidor Gustavo Borges, além de sua equipe da Assessoria Esportiva, também contava com uma boa torcida.  “Estou aqui torcendo pelo Gustavo, que é o cara que representa o Tocantins com chances de boa colocação", contou Rodrigo Sousa, já comemorando o fato de Gustavo ter sido o primeiro do Tocantins a concluir a natação e estar bem colocado nas demais categorias.

 

Já a fisioterapeuta Karen Fernandes, empolgada torcia para "pacientes e amigos", ao contar que trabalha no preparo físico de diversos atletas que estão na competição. "Vim torcer pelos atletas que acompanhei, pelos amigos, pelos palmenses que estão perto da gente. Não tem como não se envolver e vibrar com as conquistas deles", disse.

 

Os atletas de elite também contam com apoio de muitos torcedores, são eles as estrelas do evento e o esforço físico é recompensado através de aplausos e gritos de apoio a cada etapa concluída. " Eles são muito bons e dedicados, servem de inspiração para a gente, pois com disciplina outras pessoas podem conseguir também", contou Raquel Silva, que aproveitou a oportunidade do IronMan em Palmas para ver competidores profissionais.

 

O segundo colocado, Felipe Santos, ressalta que a torcida em Palmas fez a diferença. "A organização foi muito boa, o evento ótimo, mas nada se compara a essa torcida espetacular. É uma energia incrível", frisou.

 

Resultados - Elite - 2017

Masculino

1) Igor Amorelli (BRA), 3h54min57seg
2) Fellipe Santos (BRA), 4h00min10seg
3) Reinaldo Colucci (BRA), 4h04min35seg
4) Bruno Matheus (BRA), 4h05min16seg
5) Felipe Manente (BRA), 4h16min42seg

Feminino

1)Bia Neres (BRA), 4h19min40seg
2) Kelsey Withrow (EUA), 4h25min09seg
3) Luiza Cravo (BRA), 4h29min29seg
4) Carolina Furriela (BRA), 4h38min15seg

 

(Com informações da Ascom/Ironman e Secom Palmas)

Comentários (0)