No inicio da noite deste último dia 3 de dezembro, no auditório do Centro de Ensino Médio Florêncio Aires da Silva, prestou homenagem ao prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, que na oportunidade foi agraciado com o Certificado de Reconhecimento.
Da Assessoria de Imprensa
Para a direção desta conceituada instituição educacional, o prefeito Otoniel Andrade é um grande parceiro e muito contribuiu com a implementação de destacados projetos que fortaleceram as iniciativas pedagógicas da escola. “É um grande gestor, importante parceiro do CEM Florêncio Aires da Silva e empenhado em contribuir diuturnamente para transformar o município num destacado polo de educação de excelência. Estamos orgulhosos por podermos concretizar este reconhecimento, singelo, mas de relevante alcance de amizade e fraternidade”, disse Lúzia Maria Tavares, diretora desta unidade escolar.
O prefeito Otoniel Andrade, ao lado de outros homenageados, estava visivelmente emocionado, pois tem profundo conhecimento da rica história deste que é um dos principais centros de educação de toda Região Norte do país e que, naquele momento, toda direção reconhecia nele um parceiro para as grandes transformações que a educação de Porto Nacional vem recebendo. “É um orgulho muito grande ser homenageado por esta conceituada instituição educacional, que ajuda a cada dia, desde o inicio da década de 1920, a escrever a história cultural, política, social e econômica desta centenária comunidade. Somos parceiros e continuaremos a ser, pois esta iniciativa ajuda a consolidar o nosso município como polo educacional”, enfatizou o chefe do executivo portuense.
Breve histórico
Este histórico centro educacional foi instalado a Diocese de Porto Nacional em 1921, tendo como primeiro Bispo Dom Domingos Carrerot que deu início a fundação do Seminário Menor São José, notável instituição de formação religiosa e cultural. Em 1922, perante numeroso público no Auditório do Teatro São José Dom Domingos Carrerot instala a Escola Secundária Santo Tomás de Aquino dirigida pelo Frei Bertrand Olléris, depois por Frei José Maria Audrin e Frei Reginaldo Turnier, mestres das aulas de Ciências, Álgebra, Latim, Grego, Francês e Religião.
Em 15/10/1945 foi criado o Ginásio Estadual de Porto Nacional, pelo Decreto Lei nº 124, uma insistente luta do Bispo Dom Alano Maria de Noday junto ao Governo do Estado de Goiás para transformar aquela escola em ginásio estadual. Em 01/08/1953,a escola é transferida do Palácio Episcopal para o prédio construído para a Escola Normal Rural, cuja construção se iniciara em 1948, no mandato do Prefeito Antônio José de Oliveira e fora concluído pelo então Prefeito, João Pires Querido, construção mantida pelo INEP e posteriormente transferida ao Estado. A instalação do Curso de 2º ciclo (científico) se deu em 01/03/1962. Pela Lei Governamental nº 3.585, de 02/10/1962, passando o Ginásio a denominar-se Colégio Estadual em Porto Nacional.
Em 01/03/1968, autorizado pela Resolução nº 608, do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás, instalaram-se o curso Técnico de Contabilidade, o Curso Colegial e o Curso Normal e pela Resolução do CEE nº 609, de 18/06/1971, aprovou-se o regimento dos referidos cursos. A partir daí, passou a funcionar em dois turnos e em 1972, em três turnos.
Pela Lei nº 9326, de 21/06/1983, o Colégio teve sua denominação mudada para o Colégio Estadual Prof. Florêncio Aires da Silva e, pela Lei nº 644, de 06/01/1994, para Centro de Ensino Médio Prof. Florêncio Aires.
Pela Resolução nº. 095/91 implantou o curso Técnico em Edificações que visava à formação de profissionais em nível médio, para suprir a carência dessa mão-de-obra especializada no ramo da construção civil em Porto Nacional e região. Em 2007 implanta O Curso Profissionalizante EMI- Ensino Médio Integrado onde a escola optou por ofertar o Técnico de Nível Médio em Informática e no ano letivo de 2011 implanta na modalidade PROEJA – o Curso Agente Comunitário de Saúde. Sua administração é fundamentada no Programa de Gestão Compartilhada, que consiste em administrar os recursos repassados mensalmente pelo FNDE e Tesouro Estadual, através da Associação de Apoio formada pela comunidade escolar, presidida pela gestora da Unidade Escolar.
No inicio do ano letivo de 2013 o Governo do Estado do Tocantins através da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins fez a junção da Escola Estadual Raimundo Gabriel de Oliveira com o CEM- Prof. Florêncio Aires, o principal motivo desta junção foi para oferecer mais espaço ao alunado, com mais conforto tanto aos alunos quanto aos funcionários.Atualmente oferece as seguintes modalidades de Ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio Básico, EJA- Educação de Jovens e Adultos, Curso Médio Integrado em Informática e Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Atende cerca de 1.321 alunos.
Comentários (0)