Cerca de 150 estudantes de Palmas participam do projeto "Nas Trilhas da Cidadania"

A proposta tem como objetivo estimular o protagonismo infanto-juvenil por meio de ações de voluntariado e da apropriação de recursos fotográficos

Nas Trilhas da Cidadania em Palmas
Descrição: Nas Trilhas da Cidadania em Palmas Crédito: Divulgação

O maior movimento de voluntariado jovem do Brasil chegou em Palmas, TO. Cerca de 150 estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino estão participando do projeto Nas Trilhas da Cidadania, de maio a dezembro de 2019. A proposta tem como objetivo estimular o protagonismo infanto-juvenil por meio de ações de voluntariado e da apropriação de recursos fotográficos a fim de realizar uma exposição fotográfica resultante das ações dos estudantes.

 

O projeto prevê a realização de capacitações para estudantes, educadores e equipes diretivas, em oficinas sobre Desenvolvimento de Liderança Juvenil (8h), Qualificação de Educadores em Participação Social Solidária (4h) e Fotografia (18h). Entre maio e junho as escolas estarão recebendo as oficinas sobre cidadania, liderança e empreendedorismo voltadas aos estudantes. Já nas próximas semanas, terão a oportunidade de aprender sobre fotografia e seus recursos e a aplicação na captura de imagens sobre suas ações de voluntariado. Também os educadores tiveram a oportunidade de participar das oficinas e conhecer a metodologia do projeto.

 

Estão participando as escolas ETI Daniel Batista, ETI Crispim Pereira Alencar, ETI Euridice Ferreira de Mello, ETI Padre Josimo Morais Tavares, ETI Caroline Campelo Cruz da Silva. O projeto está sendo realizado pela ONG Parceiros Voluntários, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Palmas, com o patrocínio do Faceboook, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Como funciona Nas Trilhas da Cidadania? x

 

Nas escolas participantes, estudantes do 8º e 9º ano se reúnem e formam uma “tribo” para desenvolverem ações de voluntariado organizado. Em seguida, escolhem uma trilha dentro dos temas propostos “Educação para a Paz”, “Meio Ambiente” e “Cultura”. Estas ações são realizadas com o acompanhamento dos educadores a partir de um diagnóstico feito pelos alunos sobre questões que consideram prioritárias em suas escolas e comunidades. Após a realização das atividades, em cada escola, são coletados os registros fotográficos de cada tribo, que serão divulgados em uma exposição, no final do ano.

 

Sobre a ONG Parceiros Voluntários

 

A ONG Parceiros Voluntários possui 22 anos de história e tem como propósito a transformação da sociedade através da Responsabilidade Social Individual. Está presente com seus projetos em 11 Estados brasileiros, beneficiando mais de 8 milhões de pessoas, em mais de 2600 escolas, qualificando mais de 3400 educadores. Em 16 anos, foram mobilizados pelo menos 155 mil estudantes.

 

A metodologia do projeto Nas Trilhas da Cidadania é o coração do Programa VALORES NA EDUCAÇÃO da ONG e tem a chancela da UNESCO, além de ser certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pelo Prêmio Itaú/Unicef. Promove a postura de participação social, cidadã e empreendedora, conforme orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional de Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Comentários (0)