Ciclistas organizam pedal para pedir segurança e criação de rota para Taquaruçu

A ação busca conscientizar as autoridades sobre a necessidade de políticas públicas e segurança para os ciclistas, em especial com a criação de ciclovia para Taquaruçu

Crédito: Divulgação

Representantes do movimento "União das Tribos", composto por ciclistas de Palmas, se reuniram na tarde desta terça-feira, 11, para alinhar o percurso do Pedal Pela Rota de Taquaruçu, que acontece no próximo dia 20, aniversário da Capital. 

 

A ação busca conscientizar as autoridades sobre a necessidade de políticas públicas e segurança para os ciclistas, em especial com a criação da ciclovia para Taquaruçu, passando pela rota do Machado. 

 

Segundo Matheus Koche, representante do Cerrado Flow, um dos organizadores, o movimento tem como objetivo a segurança dos praticantes do ciclismo em Palmas. "Infelizmente, ano passado perdemos quatro amigos em acidentes de trânsito com ciclistas e o nosso objetivo é evitar que essas tragédias se repitam", completou. 

 

"Palmas tem um grande potencial para o cicloturismo e a modalidade vem crescendo ano após ano na nossa Capital. Mas precisamos da criação das rotas, bem sinalizadas e que garantam a segurança de quem pratica o esporte, especialmente a rota até Taquaruçu, que está sendo muito utilizada por ciclistas.", informou o ciclista e empresário Marcelo Lelis.

 

A reunião contou com a presença de diversos coletivos de ciclistas e também da Polícia Militar do Estado do Tocantins, responsável pela segurança no dia do evento. 

 

O Pedal Pela Rota de Taquaruçu acontece no dia 20 de maio, com saída programada às 6h30 da manhã do posto Eldorado (saída para Aparecida do Rio Negro). O destino do trajeto será a Praça Maracaipe em Taquaruçu. 

 

Reunião com o governador 

 

Na última segunda-feira, 10, o projeto foi apresentado ao governador Mauro Carlesse pela deputada estadual Claudia Lelis (PV) e o empresário e ciclista Marcos Koche. 

 

"Durante a reunião sobre turismo, destacamos para o governador o potencial de esporte para o Tocantins, aliada a necessidade de se implementar políticas públicas que gerem segurança não só aos praticantes do ciclismo, mas também para quem usa a bike para se locomover", ressaltou a deputada. 

 

Na ocasião, Claudia Lelis também falou sobre o projeto de sinalização virtual de rotas e trilhas, o qual já possui emenda reservada por ela.

Comentários (0)