Cidade de Araguaína é destaque nacional no combate ao Aedes aegypti

As ações na cidade são as únicas citadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no Tocantins pelo trabalho intenso de combate ao mosquito

Confederação Nacional de Municípios cita Araguaína
Descrição: Confederação Nacional de Municípios cita Araguaína Crédito: Marcos Filho/Ascom

O Município de Araguaína está entre os municípios brasileiros que são destaque em campanhas realizadas por meio de parceria entre às Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Saúde em combate à proliferação do Aedes aegypti. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) cita Araguaína no Tocantins, Cratéus (CE) e Garanhuns (PE) pelos trabalhos intensos que estas secretarias vem desenvolvendo para evitar a transmissão da dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika.

 

Um dos trabalhos desenvolvidos em destaque no Município é a distribuição de armadilhas (mosquitéricas) paras as famílias. Também têm sido promovido em parceria com as secretarias palestras com alunos e com pais, sobre como se proteger de doenças transmissíveis pelo inseto e como cuidar das armadilhas em casa, para capturar o mosquito.

 

Depoimento

A dona de casa Maria da Luz Silva contou que aumentou a preocupação em tratar os focos do mosquito após as palestras feitas por técnicos da Prefeitura.” Eu tinha algumas dúvidas, e com as palestras eu esclareci, por exemplo, que a vida do mosquito é de 45 dias e a fêmea passa todo este período se reproduzindo. Agora vou cuidar ainda mais da minha casa, para que estes focos venham a ser totalmente eliminados, porque temos visto sofrimento de várias pessoas com doenças transmitidas pelo mosquito”, destacou.

 

A dona de casa disse que acha muito importante o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) se preocupar em passar essas informações. “Eu aprendi a confeccionar armadilhas, eu não sabia como fazer. Agora já instalei uma na minha casa e o Aedes não terá chance de reproduzir”, frisou.

 

Mais ações

As ações de combate ao Aedes não param. Equipes de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância em Saúde de Araguaína continuam realizando atividades de educação em saúde nas escolas municipais, estaduais e outros órgãos parceiros, com apresentação de temas sobre doenças de forma dinâmica, utilizando fantoches.

 

Além de palestras, o Município continua com a confecção de armadilhas, em parceria com a Comunidade Terapêutica Vida Nova, com distribuição para as famílias. Também está sendo feita borrifação com bombas especialmente em pontos estratégicos, onde foram encontrados mais focos de infestação do mosquito.

 

O trabalho de rotina foi intensificado nos setores com a força-tarefa dos agentes de combate a endemias e com os agentes comunitários de saúde.

 

Comentários (0)