Cidade de Gurupi cria Sala da Dengue para combater o mosquito Aedes Aegypti

Prefeitura de Gurupi cria Sala da Dengue nesta quinta-feira, 28, e destaca baixo índice na doença no município

Prefeito Laurez Moreira assinou decreto
Descrição: Prefeito Laurez Moreira assinou decreto Crédito: Foto: Ascom

Gurupi é exemplo na região Norte do Brasil em combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. Muitas cidades brasileiras neste início de ano tem registrado um alto índice destas doenças. Porém em Gurupi a história é diferente.

 

No município, apenas dois casos de dengue foram confirmados e não há registro de zika vírus e febre chikungunya. Como forma de combater o mosquito e manter a população protegida, a prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Saúde, criou a Sala da Dengue.

 

Na solenidade que ocorreu no Paço Municipal, na manhã da última quinta-feira, 28, o prefeito Laurez Moreira assinou o decreto da criação da Sala da Dengue. “Gurupi é exemplo não só para o Tocantins, mas para o Brasil. Enquanto a dengue se espalha nós conseguimos diminuir os índices”, comemora Laurez.

 

Ainda segundo o gestor municipal, é fundamental o trabalho preventivo. “Nós acreditamos no trabalho preventivo. Pedimos para que a população se mobilize para que continuemos com esses bons índices”, afirmou.

 

Funcionamento

A sala vai funcionar na Policlínica localizada na Rua 5 entre Avenidas Alagoas e Rio Grande do Norte, com coordenação da assessora em Saúde de Doenças Vetorias, Danyella Araújo. “Vamos ter todo aparato para dar suporte e monitorar as ações”, explica a Secretária da Saúde de Gurupi, Suely Aguiar.

 

O comitê formado pela Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Bombeiros, prefeitura de Gurupi representado pela Secretaria da Educação, Cultura, Saúde e Infraestrutura e sociedade organizada se reunirá nesta Sala.

 

A sala conta com um telão para a realização de web conferências com o Ministério da Saúde, bem como acompanhamento em tempo real dos focos de Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Disk Dengue

Além da Sala, a Secretaria da Saúde de Gurupi criou o Disk Dengue, que é um número disponível para ligações das 8h às 18h, em que a comunidade pode ligar para denunciar focos de mosquito Aedes. “O intuito nosso é criar mais um mecanismo para o acesso da população para com a gestão. A nossa equipe está preparada para atender a população”, destaca Danyella.

Comentários (0)