A Odebrecht Ambiental / Saneatins recebeu da Cidade de Palmas na manhã desta terça-feira, 23, ordem de serviço para ligação de esgoto em quatro quadras do Jardim Taquari, que vão beneficiar cerca de 12,1 mil pessoas, através da rede de coleta de esgoto que será implantada em 1.500 residências do setor. Os 25 mil metros de redes fazem parte do projeto de universalização do saneamento em Palmas, que visa alcançar 80% das residências da Capital até o fim de 2016. Juntas as três estações têm capacidade de tratar 60 litros de esgoto por segundo. Vale ressaltar que 100% do esgoto coletado é tratado antes de ser devolvido à natureza. Ao todo são 290 quilômetros de redes coletoras que atenderão os bairros Taquari, Santa Bárbara, Bela Vista, Sol Nascente, Setor Sul, Santa Fé, Vale do Sol, Setor Canaã, Morada do Sol, Maria Rosa, Aureny IV, Irmã Dulce, Vila Piauí e Taquaralto.
O prefeito Carlos Amastha conversou com a população no evento e explicou que após receber diversos moradores, que declararam dificuldades em pagar os R$ 244,00 cobrados pela empresa, para interligar a residência ao sistema coletor, conseguiu junto à Odebrecht Ambiental a isenção destas primeiras 1.500 instalações. “O que estamos falando aqui é de qualidade de vida. Como podemos falar em saúde enquanto uma criança brinca no meio do esgoto?”, questionou.
Amastha ainda destacou que em abril começam as obras da segunda etapa, que vão alcançar outros quatro bairros e chegarão, no final de 2016, “em todas as casas do Taquari com rede coletora de esgoto. Esse é o fim das fossas e com certeza, muito mais saúde para nossa população”.
O presidente da Odebrecht Ambiental / Saneatins, Mário Amaro destacou que Palmas está indo bem, na contramão com a média nacional. “Muitos tem colocado a culpa na crise e o saneamento, que representa saúde para a população, não está avançando na maioria dos Estados, mas no Tocantins e em especial em Palmas, o que podemos ver hoje é que quando pensamos em saúde pública, pensamos também em saneamento básico” destacou.
“Os indicadores vão mostrar que o esforço está nos levando ao caminho certo. Estamos trabalhando para que toda a Capital seja atendida com a rede coletora”, disse Mário Amaral, ao comentar que com a conclusão das três estações de tratamento completa um importante ciclo para o saneamento em Palmas.
“Saneamento básico é um direito de todos os moradores e, garante uma melhor qualidade de vida”, destaca o vereador Major Negreiros, que esteve presente no evento.
As obras entregues hoje foram realizadas nas quadras T 20, 21, 22 e 23. A Odebrecht Ambiental / Saneatins informou aos moradores que técnicos da empresa irão em todas as residências para realizar as obras de ligação das casas à rede. Está previsto para abril o início das obras nas quadras T 30, 31, 32 e 33.
(Atualizado com correções às 9h17 de 24 de fevereiro)
Comentários (0)