Cidade de Palmas entrega Centro de Artes e Esportes a famílias do Morada do Sol

A Cidade de Palmas entregou na última sexta-feira, o Centro de Artes e Esportes Unificados, às famílias do Setor Morada do Sol. Obras fazem parte do PAC e foi executada pela Sehab

Centro de Artes e Esportes é entregue em Palmas
Descrição: Centro de Artes e Esportes é entregue em Palmas Crédito: Foto: Aline Batista

A Cidade de Palmas e a Associação de Moradores do Setor Morada do Sol realizaram a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados na noite da última sexta-feira, 04. A execução do projeto foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Habitação, numa área de 3 mil m², tendo custado pouco mais de R$ 2 milhões.

 

O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre os ministérios da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça, do Trabalho e Emprego, e a Prefeitura de Palmas. O CEU de número 93 faz parte do plano de ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e integra num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, formação e qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

 

Finalizado o processo de construção, o CEU passa a ser gerido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Fundespostes e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Seguindo um modelo de gestão compartilhada entre a Prefeitura e comunidade, com a formação de um grupo de gestor, encarregado de criar um Plano de Gestão.

 

A cerimônia de inauguração iniciou com a apresentação da Banda Big Band, da Fundação Cultural de Palmas e da Rainha do Arraiá da Capital, Fernanda Lopes, da quadrilha junina Cafundó do Brejo.

 

Representando o Ministério da Cultura, o diretor de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural, Germano Ladeira, assegurou que “esse projeto envolve três metas a serem cumpridas, construir, mobiliar e gerir, e a gestão tão somente funcionará com sucesso, com o componente de mobilização social, envolvendo a comunidade, com a participação popular nas tomadas de decisões.” 

 

O prefeito Carlos Amastha pontuou que é com orgulho que conclui uma obra de trabalho conjunto para a população. “E que agora, a população se aproprie, com saúde, desse espaço de lazer, esportes e cultura”, disse, garantindo que busca outra parceria junto ao Governo Federal para viabilizar a construção de outra unidade na região Norte da cidade.

 

O titular da Sehab, Diogo Fernandes, asseverou que “a parte estrutural das obras, de acordo com a lei devem ser executadas pela Sehab e então repassadas a FCP que vai ter uma aproximação com a comunidade local, com aulas ministradas de informática, esportes e cultura”.

 

“O CEU é fruto da união de todas as secretarias envolvidas, e é com privilégio que inauguramos uma obra que vai marcar de forma positiva a vida dos moradores dessa região”, disse o presidente da FCP, Hector Franco.

 

Estrutura

O CEU é um projeto do Ministério da Cultura e conta com três modelos. Em Palmas foi inaugurado o Centro de modelo intermediário com um espaço de 3000 mil m², dispondo de cineteatro/auditório de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e Centro de Referência em Assistência Social, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

 

População comemora

“Agora as oportunidades vão aumentar, sobretudo para as crianças que terão suas atividades, principalmente de esportes, num lugar seguro”, comemorou Karen Rayane, que é mãe e mora no setor Morada do Sol há cinco anos, ao ver o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) sendo inaugurado na noite da última sexta-feira, 04.

 

“O CEU é um sonho de cinco anos e é com satisfação que os moradores dessa região recebem esse grande projeto”, complementou o presidente da Associação de Moradores do setor Morada do Sol, Valter Rodrigues.

 

(Com informações da Secom/Palmas)

 

 

Comentários (0)