Cineclube Flácido abre temporada com filme sobre a cena ballroom e debate em Palmas

Primeira sessão exibe Salão de Baile This is Ballroom e terá roda de conversa com Toca Ballroom

Crédito: Divulgação

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates abrirão espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

 

A primeira sessão acontece nesta quinta-feira, 28, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.

 

O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.

 

Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.

 

Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”. 

 

Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/Paar 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.


Serviço

Data: 28/08 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n

Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:

Comentários (0)