Cinthia anuncia a criação de mais um parque municipal em Palmas

O espaço possui uma área de 187.413,81 m² e está localizado nas proximidades da Avenida Parque, que margeia a Arso 151 (1503 Sul)

Crédito: Lia Mara/Secom Palmas

Foi criada, por meio de decreto, pela prefeita Cinthia Ribeiro e pela presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Jacqueline Vieira da Silva, nesta sexta-feira, 7, a primeira Unidade de Conservação de Palmas, o Parque Natural Municipal Papagaio Galego. O espaço possui uma área de 187.413,81 m² e está localizado nas proximidades da Avenida Parque, que margeia a Arso 151 (1503 Sul). Também estiveram presentes na inauguração autoridades do legislativo municipal e estadual, servidores públicos e estudantes da rede municipal de ensino da capital.

 

O lançamento do parque reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar social e com o meio ambiente, além de ficar entre os principais legados da Semana Municipal do Meio Ambiente 2024. Durante a solenidade, Cinthia lembrou que o parque é fruto de uma compensação ambiental pela implantação da quadra residencial Arso 151, ainda em 2012. Para a gestora, a criação da UC estabelecerá um espaço protegido para a biodiversidade prosperar. “Esse parque é um presente. Poucas cidades do mundo têm o que estamos entregando hoje. Depois de 35 anos, temos a primeira unidade de conservação do Município e estamos deixando um legado para as futuras gerações”, destacou a prefeita de Palmas. 

 

A presidente da FMA afirmou que a criação do Parque Natural Municipal Papagaio Galego representa o compromisso com o desenvolvimento sustentável e reconhece a importância de equilibrar as necessidades humanas com a conservação ambiental. “Ao preservar áreas naturais, garantimos recursos essenciais para as gerações futuras e promovemos um ambiente saudável para todos os seres vivos", pontuou Jacqueline Vieira. 

 

O mais novo espaço trará a preservação de fragmento do bioma Cerrado, manutenção da biodiversidade local, com proteção de espécies de flora e fauna de cerrado; melhoria no microclima local, com maior conforto térmico; melhoria da qualidade do ar; sequestro de carbono através da vegetação, ajudando a combater o aquecimento global e proteção contra a erosão e degradação do solo.

 

Para o Município, a criação da unidade de conservação contribui para o cumprimento de pactos e acordos ambientais e climáticos, dos quais Palmas é signatária, além de fortalecer a governança ambiental e o papel do poder público na gestão dos recursos naturais. 


Premiação

Além da criação da Unidade de Conservação, a programação desta sexta-feira, 7, incluiu ainda a premiação dos alunos vencedores do I Concurso Escolar em Educação Ambiental da Semana da Água, promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação de Meio Ambiente (FMA) e  da Secretaria Municipal da Educação (Semed).  

 


Na ocasião, os alunos da rede municipal de ensino da Capital que se destacaram no concurso, nas modalidades Desenho, Redação, Vídeo e Fotografia, receberam certificados e medalhas das mãos da prefeita Cinthia Ribeiro e do secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves. 

 

Comentários (0)