Cinthia anuncia compra de 60 ônibus, estende gratuidade e revela boicote em transição

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 02, foi apresentado o relatório dos 100 dias de gestão que a Prefeitura de Palmas faz no sistema de transporte urbano.

Crédito: Edu Fortes/Secom Palmas

Em coletiva reveladora, a prefeita Cinthia Ribeiro apresentou à imprensa nesta quinta-feira, 02, o relatório dos 100 dias de gestão que a Prefeitura faz no sistema de transporte urbano de Palmas. A gestão começou por etapas e só foi assumida completamente após a finalização do período requisitado às três empresas, em que a Prefeitura fez a transição do sistema.

 

Sequestro do controle do sistema de bilhetagem, trancamento da garagem, interrupção do fornecimento de água e de energia na sede da garagem locada pela Prefeitura por R$ 168 mil por mês, para abrigar os ônibus, foram umas das revelações feitas pela prefeita nessa coletiva. 

 

"Essa foi uma decisão de gestão, não foi um capricho de uma prefeita para se diferenciar dos demais", afirmou Cinthia logo na abertura da coletiva, que foi acompanhada pelo presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Fábio Chaves.

 

De acordo com a prefeita Cinthia Ribeiro, o presidente do Seturb apresentou à gestão, logo em 2018, um suposto prejuízo de R$ 21 milhões na gestão do sistema. "Ocorre que a Prefeitura não tinha controle nenhum da bilhetagem e de todo o funcionamento do sistema, imagina a gente não saber quanto o sistema consome? como é que nós vamos estabelecer um termo de referência? com que segurança uma empresa vem para cá sem esses dados. Então, não era possível fazer licitação agora", disse. 

 

Nas pesquisas mensais de satisfação que a Prefeitura efetua para avaliar como a população está recebendo a qualidade dos serviços de educação, saúde, transporte, entre outros, o transporte vinha atingindo 92% de insatisfação por parte da população de Palmas. 

 

A Prefeitura assumiu o sistema, conforme o presidente da Agência, com uma frota de 189 ônibus, alguns bastante estragados, mas a maioria em condições de rodar com reparos. De todos esses, menos de dez são ônibus novos, da faixa de 2018 a 2020. 

 

A Prefeitura vinha pagando para as empresas executarem o serviço de transporte, R$ 7 milhões por mês. Em 30 dias de operação, o mesmo serviço foi prestado com a gestão da Prefeitura, por aproximadamente R$ 3,8 milhões. 

 

Novidades vem aí: gratuidade estendida

 

A primeira novidade anunciada pela prefeita foi a prorrogação da gratuidade em vigência até o dia 6 de março,  para que os usuários tenham tempo hábil para fazer a recarga das carteirinhas. A partir desta quinta-feira, o sistema de bilhetagem volta a operar, inicialmente nos mesmos pontos de venda já existentes, e apenas com pagamento em dinheiro.

 

E a partir de 11 de março, entra em vigor a gratuidade nos sábados, domingos e feriados. Outras gratuidades, como faixa etária a partir de 60 anos, desempregados e inscritos no CadÚnico serão instituídas paulatinamente, conforme estudos em andamento pelas pastas competentes. 

 

Novos pontos de ônibus serão implementados

 

A Prefeitura também anunciou a abertura de processo para aquisição de 60 novos ônibus 0 km e do processo para licitação e implantação de 400 novos abrigos de ônibus, conforme déficit apontado em levantamento realizado pela ATCP. 

 

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