Cinthia destaca prioridade no enfrentamento à pandemia e reflexos econômicos gerados

A gestora falou sobre os desafios na administração e na política. Pandemia, transporte público, educação e relação política com o Estado e Câmara Municipal foram temas abordados em entrevista ao T1

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, durante live do T1 Notícias ontem, 19.
Descrição: Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, durante live do T1 Notícias ontem, 19. Crédito: Divulgação

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, afirmou que a pauta principal da prefeitura neste momento é o combate à pandemia e todos os reflexos sociais e econômicos que ela deixou para a cidade. Cinthia destacou que um dos maiores desafios tem sido lidar com o controle da população perante o isolamento social no enfrentamento à Covid-19. A gestora participou de live do T1 Notícias ontem, 19, na véspera do aniversário da Capital, e falou sobre vacinação, Educação, transporte público e política.

 

Sobre vacinação, Cinthia respondeu sobre o retorno de aulas presenciais e a imunicação da comunidade escolar. “O protocolo de segurança sanitária que estamos utilizando agora é três vezes mais rigoroso que o utilizado no ano passado”, afirmou a prefeita. Ela assegurou que os professores e todos os trabalhadores em Educação que estão nas escolas devem começar a ser vacinados no começo de junho, de acordo com o PNI (Plano Nacional de Imunização). Questionada sobre a possibilidade de ocorrem casos de Covid-19 nas escolas, Cínthia assegurou que não pensará duas vezes em interromper as aulas presenciais.

 

A prefeita falou também sobre planejamento quando foi questionada sobre o que o a gestão poderá fazer até o final do seu mandato, em 2024. “A pandemia trouxe um  cenário de urgências e emergências e alguns projetos terão que esperar até que consigamos superar essa fase”, alertou Cinthia acrescentando que “esperávamos que estivéssemos em outra fase, sem essa segunda onda de Covid, infelizmente veio e veio de uma forma muito mais agressiva”, pontuou a prefeita falando que já prepara ações para o pós-pandemia.

 

Sobre a vacinação contra Covid-19, Cinthia afirmou que as doses são insuficientes para atender todos os pedidos recebidos para inclusão de categorias na imunização. Ela citou como exemplo os motoristas do transporte público, setor que não parou as atividades e que ainda não estão na lista prioritária de vacinação, cumprindo o que o Ministério da Saúde determina para todos os municípios. Ela informou que a prefeitura de Palmas solicitou ao MS a inclusão de novos públicos, como as lactantes que iniciaram um movimento em todo o país pela vacina. “Estamos na torcida para que atendam”, disse Cinthia.

 

Ela apontou as distorções sociais como um dos grandes desafios para esse período. “Algo que a gente não tivesse que lidar antes, temos que nos preocupar e colocar soluções em prática, como , por exemplo, algo que não víamos tão evidente no ano passado é a fome”, ressaltou.

 

Cinthia respondeu sobre a aprovação, na Câmara Municipal, de requerimento para realização do concurso público para o quadro geral da prefeitura. “Eu quero muito que a Câmara Municipal saia dessa pauta de requerimentos e de um atacando o outro. O diálogo é extremamente necessário. O vereador pode aprovar um requerimento que acaba criando uma expectativa grande na população, mas foi aprovado sem saber se há recursos para realização de concurso público, ou ação específica para esse fim”, respondeu. Ela acrescentou que o concurso é necessário, mas adiantou que o tema poderá ser discutido em conjunto.

 

O preço da passagem no transporte público, assunto que tem sido polêmica nos últimos dias, foi também questionado à prefeita. Segundo ela, a gestão pediu auditoria sobre o formato de composição do preço da passagem. Cinthia contou que o Seturb suspendeu a bilhetagem eletrônica e com isso o município não tem mais o acesso a essa informação. Conforme a gestora, a proposta que o município apresentou é que a passagem permaneça em R$ 3,85, “caso não seja aprovado, o preço ficaria em R$ 4,09”, informou. Cinthia também antecipou que todo o processo será apresentado à população, se necessário, serão realizadas audiências públicas, e também será entregue à Câmara Municipal.

 

Política

 

Sobre a aproximação entre Cinthia Ribeiro e Mauro Carlesse, governador do Estado, Cinthia avaliou como um momento de maturidade. “Eu penso que a gente precisa fazer política de Estado e não política de partido. Acredito que esse momento é importante pra Palmas, porque significa que duas forças estão unidas com um objetivo. Esse respeito, essa construção, são extremamente necessários”, destacou.

 

Sobre o impasse vivido com a Câmara Municipal, Cinthia disse que considera passado. “Espero que isso tenha passado e que daqui para frente as diferenças pessoas não sejam colocadas à frente da relação institucional entre executivo e legislativo”, afirmou.

 

A prefeita frisou que o grande desafio da sua gestão é o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e também citou os sacrifícios exigido de quem assume uma gestão pública, além de lamentar a dor de quem perdeu pessoas infectadas pelo novo coronavírus. “Independentemente de quem esteja à frente da gestão, precisa da atenção e do cuidado da bancada federal que representa o Tocantins no Congresso Nacional”, finalizou.

Comentários (0)