Cinthia entrega nova sede do Samu; estrutura busca agilizar e reforçar atendimentos

Novo espaço, com estrutura mais ampla, foi entregue nesta quinta-feira, 26, e está localizado às margens da TO-050 visando otimizar tempo de resposta à população

Crédito: Divulgação

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), entregou a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Palmas na tarde desta quinta-feira, 26. O novo espaço, com estrutura mais ampla, objetiva agilizar e reforçar os atendimentos de urgência à população.

 

Na ocasião, Cinthia destacou que as novas instalações proporcionarão conforto aos profissionais de saúde e maior estrutura para os atendimentos. “Hoje, as instalações do Samu dão toda essa tranquilidade para as pessoas trabalharem, principalmente a equipe, os nossos médicos, socorristas, enfermeiros, todo o corpo técnico. Com instalações novas, bastante amplas que trazem conforto para esses profissionais que realizam um serviço tão importante nas nossas cidades e, mais do que isso, traz também toda uma dinâmica de seviços estruturados para o atendimento das ambulâncias e também para a manutenção de todos esses serviços”.

 

Para a prefeita, as instalações visam melhorar o atendimento para a população de Palmas e dos municípios que necessitam. “O fato de nós termos essa mudança física estrutural, principalmente no serviço do Samu, que integra todas as forças regionalizadas, nós atendemos Tocantínia, Lajeado, Miracema, Miranorte, Porto Nacional. Foram mais de 50 mil atendimentos em 2020 e, até julho deste ano, 26 mil, ou seja, nós fazemos esse atendimento de emergência”.

 

O diretor técnico do Samu, o médico Luciano Lopes, diz que foi um ganho muito grande para o serviço a mudança do prédio. “Houve uma melhora significativa das acomodações, os profissionais passaram a ter um ânimo a mais para trabalhar e este sentimento é importante para efetividade na atuação dos profissionais que fazem a assistência de urgência e emergência”, destacou.

 

Com 16 anos de atividade na Capital, o Samu possui, atualmente, 137 servidores entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, técnicos auxiliares de regulação médica, administrativos e auxiliares de serviços gerais.

 

Espaço


O novo espaço, localizado na Quadra ARS SE 95, Rodovia TO 134, QI-M, Lote 03, (Antiga 912 Sul, QI-M, Lote 03, Rodovia TO 050, Plano Diretor Sul), conta com estacionamento amplo, onde as ambulâncias possuem melhor acomodação, diminuindo o tempo de manobra para deslocamento para ocorrências. Também há um espaço próprio para manutenção das ambulâncias.

 

O Samu chegou em Palmas em março de 2005 para prestar atendimento médico pré-hospitalar e reduzir o número de mortes e sequelas ocasionadas pela falta de atendimento imediato. O serviço também tem como proposta diminuir o período de internação hospitalar dos pacientes atendidos, uma vez que vários problemas são amenizados pela atuação da equipe no local onde se encontra o paciente.

 

Atendendo pelo 192, desde 2011 o Samu da Capital passou a oferecer socorro regionalizado de regulação médica para municípios situados nas proximidades de Palmas.

Comentários (0)