Cinthia lança Festival Gastronômico de Taquaruçu e anuncia novas atrações e novidades

Almir Sater, Ana Carolina, Só pra Contrariar, Mano Walter e Biquini Cavadão são as principais atrações da festa

Crédito: Arthur Gabriel

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, lançou na noite desta quarta-feira, 30, a 17ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu. O evento, que acontece dos dias 6 a 10 de setembro, tem como tema “Sabor, Memória e Amor”.


A organização traz para esta edição muitas novidades, como a estrutura que foi totalmente repaginada e ampla, trazendo mais conforto e segurança para o público, que ao chegar no festival já encontra a Cozinha Show e, ao percorrer o local, faz uma verdadeira imersão. A praça de alimentação foi ampliada para atender um maior número de pessoas.

 

Serão mais de quarenta toneladas de equipamentos, entre barracas, palco, backstage, som, banheiros, iluminação e o espaço kids, em uma área de mais de 15 mil metros quadrados distribuídos em vários espaços, todos com rotas de fuga.

 

A prefeita, Cinthia Ribeiro, anunciou outras novidades como o cardápio virtual, uma solução tecnológica com link/QR CODE, de pagamento direto aos restaurantes para diminuir as filas e totens integrados de turismo espalhados em vários pontos no circuito com informações dos pratos. 


Cinthia também anunciou as atrações artísticas e culturais, que abrilhantam ainda mais as noites do festival. O primeiro show anunciado pela prefeita, em suas redes sociais, foi o cantor e compositor Almir Sater, que vai abrir o festival no dia 6. Durante o evento de lançamento, outros nomes foram anunciados, como o da cantora Ana Carolina (7), grupo Só pra Contrariar (8), Mano Walter (9) e Biquini Cavadão (10).


“Cozinha é afeto. É com jeito único de expressar o que está lá dentro, guardado do coração”, foi assim que Giovanni Assis, Secretário de Turismo de Palmas, abriu a apresentação do evento e apresentou o “Chambuquito”, o mascote do festival. O nome faz referência aos elementos que marcam a essência do estado que é o Chambari, buriti e pequi. “A economia criativa também é uma das marcas do festival, o artesanato será um dos pontos fortes do festival com espaço dedicado aos artesãos da região”, disse Assis.


De acordo com o secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, que participou do lançamento representando o governador Wanderlei Barbosa, o evento é um festival consolidado e de respeito. “O governador Wanderlei Barbosa reconhece o FGT como um evento importante e que com certeza fomenta ainda mais o nosso turismo”, disse o secretário.


Pratos que valorizam a culinária tocantinense vão concorrer a premiações. São seis categorias do concurso gastronômico, sendo que o vencedor de cada uma delas levará R$ 10 mil. Ao todo, são quarenta pratos inscritos: dez na Categoria Salgada, dez na categoria doce, dez no food truck, três da rota gastronômica, três de saúde e dois na categoria bem-estar.

Comentários (0)