A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou na manhã desta quinta-feira, 17, da Reunião Ministerial sobre Urbanização e Mudanças Climáticas na COP 27, liderada pela presidência egípcia da Conferência e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). Ao lado de representantes de 32 países, Cinthia Ribeiro representou os municípios da América Latina e foi a única autoridade brasileira a participar desta reunião.
Como encaminhamento do debate, os membros se comprometeram a apoiar a implementação da segunda fase do Acordo de Paris, que consiste em alcançar a descarbonização das economias mundiais.
Para a prefeita, esta é mais uma oportunidade para se repensar as questões e urgências ambientais. “Como cidades e governos subnacionais, nos comprometemos a apoiar a implementação da segunda fase do Acordo de Paris, por meio de nossas próprias ações de combate às mudanças climáticas e estruturas urbanas que sejam social, econômico e ambientalmente sustentáveis”, destacou.
Durante a reunião ministerial, também foi apresentada a iniciativa SURge, sobre resiliência urbana, que tem como objetivo aprimorar e acelerar a ação climática local e urbana por meio de governança multinível, engajamento e entrega, contribuindo para o alcance dos Objetivos Climáticos de Paris. Essa agenda será facilitada pelo ICLEI América do Sul - principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável.
"Estamos prontos para colaborar para contribuir e cocriar com a presidência, as partes e a ONU-Habitat essas iniciativas para os próximos meses. O mundo estava com saudades do Brasil, parafraseando o nosso presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Nós brasileiros estamos com muita vontade de trabalhar a pauta climática mundial", destacou Cinthia ao encerrar sua participação no evento.
Comentários (0)