A coleta de lixo em Palmas, interrompida desde a última sexta-feira, 6, devido a um impasse entre a Prefeitura e a empresa responsável pelo serviço, MB Limpeza Urbana, será normalizada a partir terça-feira, 10. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), um mutirão é planejado para recolher o lixo acumulado nos últimos dias o mais rapidamente possível.
A interrupção do serviço gerou reclamações de moradores e comerciantes, que enfrentaram problemas como mau cheiro e acúmulo de resíduos em contêineres e lixeiras, inclusive próximos a hospitais, creches e áreas residenciais.
A MB Limpeza Urbana informou em nota que a paralisação ocorreu devido ao atraso no repasse de valores por parte da Prefeitura. A empresa afirmou que sempre manteve os pagamentos em dia, mas que o atraso municipal comprometeu o equilíbrio econômico e impossibilitou o pagamento dos salários dos trabalhadores.
Por outro lado, também em nota, a Prefeitura de Palmas afirmou que tem honrado seus compromissos financeiros dentro da rotina programada de pagamentos e que o impasse foi resolvido, permitindo a retomada do serviço. A administração municipal também se colocou à disposição para esclarecimentos junto aos trabalhadores, à empresa e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Leia as duas notas na íntegra aqui:
"A Prefeitura de Palmas informa que o impasse junto à empresa responsável pela coleta de lixo na Capital foi resolvido, e a coleta deve começar a ser normalizada já a partir desta terça-feira, 10. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), um mutirão deverá ser planejado para que o lixo acumulado nos últimos dias seja completamente recolhido o mais rápido possível.
A gestão reforça que tem honrado seus compromissos financeiros dentro da rotina programada de pagamentos, e que espera que o impasse seja resolvido e a coleta de lixo retomada o quanto antes.
Por fim, a administração se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos, por parte dos representantes dos trabalhadores, da empresa e do MPT".
Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas
“A Empresa MB Limpeza Urbana vem a público esclarecer que sempre honrou com todos os compromissos assumidos no Município de Palmas e suas respectivas obrigações trabalhistas, são mais de 5 anos realizando a coleta de resíduos com eficiência e satisfação de todos, estando sempre entre os serviços públicos mais bem avaliados nas pesquisas de opinião.
Apesar do Histórico de pontualidade para com as obrigações trabalhistas, Hoje fomos surpreendidos com a paralisação das atividades por parte dos colaboradores mesmo após notificação do sindicato laboral, que aguardaria a regularização dos pagamentos até 10/12.
Na última sexta feira (06/09) não foi possível realizar o pagamento da folha de salarial regular dos nossos colaboradores, pois, até a presente data, não recebemos ainda, do poder público municipal os valores referentes ao mês de setembro, apesar disso vínhamos realizando todos os pagamentos em dia até o momento.
Entretanto tal atraso, por parte da municipalidade, causa um desequilíbrio econômico no caixa da empresa e impossibilita a continuidade dos pagamentos para além do que já foi feito.
Lamentamos a paralisação e informamos que estamos realizando todos os esforços junto a Administração Pública Municipal para regularizar a situação com a maior brevidade possível”.
Empresa MB Limpeza Urbana
Comentários (0)