A partir desta sexta-feira, 8, começa em Taquaruçu, distrito de Palmas, a colheita da jabuticaba. Alguns pomares já estarão abertos para visitação, mas a 6ª edição da tradicional Festa da Jabuticaba só acontecerá na próxima semana, entre os dias 14 e 17 de novembro. Neste ano, conforme os organizadores do evento, a colheita foi antecipada por causa das mudanças climáticas que aceleraram o amadurecimento das jabuticabas.
Essa abertura antecipada oferece aos moradores e turistas a oportunidade de aproveitar o fruto no pico de sua colheita, com uma maior oferta de produtos frescos. A experiência inclui degustação das jabuticabas diretamente das árvores, proporcionando uma conexão direta com a natureza e a cultura local.
Durante os dias da festa, os visitantes poderão saborear uma variedade de produtos à base de jabuticaba, como geleias, licores, vinhos, bolos e outras sobremesas. O evento também traz pratos inovadores, como o "macajabu", um macarrão que harmoniza a fruta com sabores únicos. Além da gastronomia, a festa busca fortalecer a economia regional ao valorizar os produtores locais.
''A festa tem sido um motor de desenvolvimento para pequenos produtores e empreendedores, atraindo um público variado que busca não só a gastronomia, mas também lazer e a beleza natural de Taquaruçu'', disse Lucyene Nascimento, idealizadora da Festa.
Apoio da Prefeitura de Palmas
A 6ª Festa da Jabuticaba conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).
Kitanda da Jabuticaba
Montada na Praça Joaquim Maracaípe durante os dias da festa, os visitantes poderão saborear uma variedade de produtos à base de jabuticaba, como geleias, licores, vinhos, bolos e outras sobremesas. Além da gastronomia, a festa busca fortalecer a economia regional ao valorizar os produtores locais.
Rota Gastronômica
A Rota Gastronômica é um dos pontos altos do evento, pois é um convite para a população apreciar uma culinária repleta de criações exclusivas que exaltam a jabuticaba em todas as suas formas, de sobremesas a pratos salgados e drinks refrescantes.
A secretaria executiva da Sedem, Marilene Lima, ressalta a importância em apoiar eventos como estes que fomentam a renda no distrito. “Temos que valorizar a iniciativa das pessoas daquela comunidade, da Luciene principalmente que é a idealizadora, por ter identificado o impacto que a jabuticaba pode ter na economia de Taquaruçu. Então é um impacto positivo na economia local, além de ser um momento festivo para a comunidade e visitantes. É um momento também para aumentar o faturamento dos comerciantes, dos produtores da fruta e das próprias donas de casa, que não têm uma renda extra em outro período”, finaliza.
Confira programação completa
8 a 17 - Colheita – Abertura dos Pomares e Rota Gastronômica
14 a 17 - Vila Gastronômica (16 às 23 horas) - Praça Joaquim Maracaípe
14 a 17- Kitanda da Jabuticaba (16 às 23 horas) - Praça Joaquim Maracaípe
Para mais detalhes sobre a programação e horários de visitação, os interessados podem entrar em contato pelos números: (63) 9 8443-7018 (Lucyene) ou (63) 9 9297-8787 (Dani), ambos whatsapp.
Comentários (0)