‟O Município se preocupa com este grande problema da atualidade que tem sido letal em muitos casos, o uso e abuso de drogas. A existência de uma casa de recuperação na cidade é importante pela necessidade existente, visto que a instituição desta natureza mais próxima fica a quase 200 quilômetros de distância”, com esta visão, o prefeito de Colinas do Tocantins José Santana Neto assinou na manhã desta quarta-feira, 23, um contrato de cessão de espaço público com a Associação Resgate, entidade sem fins lucrativos que trabalha com a recuperação de dependentes químicos.
A área cedida foi o prédio da Escola São Tomaz de Aquino que fica na zona rural da cidade. O contrato tem duração de um ano podendo ser renovado. Segundo a representante da entidade Patrícia Dias a metodologia utilizada é alicerçada no tripé trabalho espiritual, orgânico e físico; e o período de internação previsto é de 6 a 9 meses. A pretensão também é fazer uso do espaço explorando atividades agrícolas como o cultivo de hortas, o manejo com avicultura e outras, que contribuirá com a dinâmica adotada. Dias vê o tratamento como uma busca, um reconhecimento da própria pessoa e uma descoberta de si mesmo.
A instituição, intitulada Casa de Recuperação Resgatando Vidas, prevê o acompanhamento dos familiares dos atendidos para reforçar os laços e melhorar as relações entre eles. A capacidade de atendimento da entidade é de 20 pessoas, porém, neste primeiro momento passarão a ser atendidos 10 internos, a visita da família só será permitida uma vez por mês. O acompanhamento pós Casa também é proposto.
A Prefeitura de Colinas já executa trabalho nesta vertente por meio dos Caps, Creas, com a metodologia Amor Exigente, em parceria com o Conselho Municipal sobre Drogas, Proerd e demais integrantes da Rede Municipal que atua no enfrentamento e prevenção ao uso de drogas. Para saber mais sobre a Casa de Recuperação é só ligar nos telefones (63) 3476.1524 ou (63) 8463.0872.
Comentários (0)