Colinas intensifica campanha de vacinação contra vírus influenza

A prefeitura de Colinas prossegue com a Campanha de Vacinação contra o vírus do influenza até o dia 22 de maio. A campanha tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortes.

A Campanha de Vacinação contra a influenza (vírus da gripe), que começou dia 4 de maio, prossegue até o dia 22 de maio nas Unidades Básicas de Saúde de Colinas do Tocantins. Com o tema “Contra a gripe seu maior escudo é a vacinação”, a campanha tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da doença.

 

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

 

Integra o público-alvo da campanha, crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

 

Para a diretora da Atenção Básica, Tânia Dias, a adesão da população pertencente aos grupos prioritários da campanha é muito importante. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa e grave, por isso é extremamente importante que todos que fazem parte dos grupos prioritários procurem as Unidades de Saúde para se imunizarem”. A Diretora também orienta a população sobre a adoção de medidas de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Para a ação, estão sendo mobilizados no município de Colinas 66 profissionais de saúde entre enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e motoristas. Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação nas Unidades Básicas de Saúde no período das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Comentários (0)