Depois de três dias de Oficina Regionalizada de Formação de Conselheiros e Gestores do Sistema de Segurança Alimentar Nutricional do Tocantins, realizada pelo Governo do Estado em Colinas do Tocantins, o momento foi propício para a realização segunda Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento ocorre durante toda essa sexta-feira, 12, no Campus do Senai, em Colinas.
As conferências têm por objetivo elaborar políticas públicas voltadas para a população com atuação por parte do poder público, sociedade civil organizada e entidades afins. Um dos focos centrais das discussões é a alimentação adequada e soberania alimentar da população, com relação à preocupação com a fome e a desnutrição, a prevenção dos males associados a alimentação e a preservação da cultura alimentar da região.
Para a presidente do Conselho de Segurança Alimentar Nutricional de Colinas, Tania Dias “a conferência acontece num cenário muito importante que o Brasil vem passando e o objetivo da conferência é despertar, alertar, ampliar e fortalecer o direito humano a alimentação adequada que toda população deve ter que é constatada na Constituição Federal”.
Segundo a secretária de Assistência Social de Colinas, Divina Herly, a conferência é um momento importante porque é onde se discute que tipo de política pública de segurança alimentar deve ser aplicada no município.
A conferência possui três eixos norteadores sendo, Comida de verdade, avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar no Estado; Dinâmica em curso, escolha estratégica e alcance da política pública e a reestruturação da política estadual; e Fortalecimento do Sisan – Sistema de Saúde Alimentar e Nutricional.
Conforme o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, uma alimentação saudável incide fortemente nos aspectos de saúde do indivíduo. “A conferência vai deixar mais claro para nós, sobre a situação de segurança alimentar no município, as discussões acerca do tema enriquecem nossa atuação e delineia as políticas públicas a serem elaboradas e executadas”.
O evento tem como palestrante principal Iramar Cardoso da Silva, presidente do Conselho de Segurança Alimentar Nutricional do Estado do Tocantins.
Comentários (0)