O secretário de Infra Estrutura e Serviços Públicos de Palmas, Marcílio Ávila respondeu na última terça-feira, 22, às críticas feitas por comerciantes e banhistas quanto à estrutura deficitária das praias da capital, registradas em matéria publicada pelo portal T1 Notícias na semana que passou.
“Temos 87 obras por toda a cidade. No caso das praias., ainda não está pronto, não chegamos onde queremos, até por que lançamos uma licitação para estas obras e aconteceram duas impugnações, então demorou para iniciar as obras”, explica.
Segundo Ávila, a Praia das Arnos é a que está melhor estruturada. “Temos funcionários a semana toda, dando suporte nos banheiros”, disse ele. A Praia dos Buritis teve o lançamento de suas obras feita pelo prefeito Carlos Amastha nos últimos dias, a Praia da Graciosa está em reforma e a Praia do Caju também terá toda infra estrutura construída do zero. O secretário esclareceu que no caso da Praia do Prata a prefeitura mantém caminhão pipa no trecho de terra de sexta a domingo, que é quando o fluxo de visitantes é maior.
“Vocês se lembram que as duas, praia dos Buritis e Praia do Caju estavam naquela operaçãoo João de Barro, da Polícia Federal? Pois nós cumprimos todas as exigências e estamos implantando com uma economia de R$ 500 mil cada estrutura destas, se comparado com o projeto original”, explica o secretario. Cada estrutura custará R$ 6 milhões e 300 mil. O projeto original previa gastos de R$ 2 mi e 300 mil em cada fundação. Atualmente elas estão orçadas em R$ 1 mi e 800 mil.
Edital do BRT acima de qualquer suspeita
Ávila comentou o cuidado que a equipe da Seisp e todas as áreas envolvidas na prefeitura estão adotando com aquela que será a maior obra da gestão de Amastha, o BRT. “Este é um edital que passa por uma avaliação bem criteriosa e garanto que não haverá motivo de dúvidas, como já chegou a ser levantado aí. É uma licitação que só vai para a rua depois que o edital passar pelo MPF, pelo TCU e que estiver redondinho, sem nenhuma cláusula que permita questionamento”, assegurou.
Uma nota no Blog do Mino, publicada recentemente chegou a levantar suspeitas de direcionamento da obra. “Isto não existe e não acontecerá. Não permitiremos”, sintetizou Ávila.
Priorizando eliminar buracos
A prioridade estabelecida pela Seinsp, conforme Marcílio Ávila, foi eliminar os pontos críticos de buracos na pavimentação, que provocam um desgaste nos veículos e nas vias públicas, antes da próxima temporada de chuvas.
“Nossa operação inclui escavação, TSD e lama asfáltica”- explica – “a prefeitura está terminando com recursos próprios a recuperação das quadras 906 Sul, 806 Sul e faremos toda a 308 Norte. A fazer ainda este ano temos a 210 Sul e a 306 Sul”.
Para fazer frente aos custos desta recuperação, com economia, o secretario adquiriu duas usinas de asfalto e está utilizando mão de obra própria da Seinsp. “Fizemos o pedido e a primeira usina chega em 30 dias”, avisou.
O governo do Estado, em parceria com o município, está investindo R$ 10 milhões em recuperação de avenidas. “Aqui não aceitamos lama asfáltica nestas avenidas, como a Theotônio. Alí é micro revestimento”, informa o secretario. Além da Theotônio, o Estado executa a recuperação de NS`s e LO`s. “Nós fazemos com recursos da prefeitura ainda as LO’s 12, 14, e 10”, lista Marcílio Ávila.
Outro ponto crítico da capital quando da temporada de chuvas, é a antiga 15 industrial, próxima à avenida JK. “Lá nós vamos refazer a avenida principal toda, em parceria com o governo do Estado”, garante Ávila.
Na lista de obras deste ano, antes da chuva chegar, está ainda a recuperação da Avenida Taquaralto até o trevo de Taquaruçu, a Avenida Perimetral, no Setor Santa Fé e a avenida que faz a ligação entre os Aureny`s e o aeroporto.
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