Com 98% de casos resolvidos, UPAs encaminham apenas 2% de pacientes ao HGP

Conforme dados da Semus, de 351.215 pacientes, 6.545 foram encaminhados aos hospitais da rede pública estadual

Crédito: Antônio Gonçalve/Prefeitura de Palmas

Dados de resolutividade apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) apontem que, mesmo com suas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) lotadas pela circulação de cinco vírus diferentes na Capital [Influenza A, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Rinovírus e SARS-COV-2], os encaminhamentos ao Hospital Geral de Palmas (HGP) são da ordem de 2%.

 

De acordo com informações da Semus, em 2023 foram atendidos nas UPAs 351.215 pacientes. Deste total, 6.545 foram encaminhados aos hospitais da rede estadual - Hospital Geral de Palmas (HGP), Infantil (HIP) e Dona Regina (HMDR). Ainda segundo os relatórios, no 1º quadrimestre de 2023, de 124.532 pacientes, 1.485 foram transferidos para a rede pública estadual de saúde; no 2º quadrimestre, 2.510 foram transferidos de um total de 145.712; e no 3º quadrimestre, foram transferidos o número de 2.741 pacientes, de um total de 113.502. 

 

Diferente do HGP, que tem a entrada de pacientes regulada pela complexidade de casos, as UPAs seguem de portas abertas a toda demanda da Capital e cidades vizinhas, conforme informa a diretora de Atenção primária da Semus, Pamela Eva Teixeira. A servidora explicou ainda que atualmente a cidade enfrenta uma alta transmissão de diferentes tipos de vírus, que ocasionam sintomas gripais a quem é submetido.  


 

Novas Unidades Básicas de Saúde

 

A Semus informa que será entregue, ainda neste semestre, a Unidade Básica de Saúde localizada na Quadra 405 Norte, em Palmas, além de uma nova estrutura na unidade do setor Bela Vista, em Taquaralto. As Unidades de Saúde da Família (USFs) desempenham um papel fundamental no sistema de saúde do município e são projetadas para fornecer atendimento primário e serviços de saúde preventiva. 

 

 

Comentários (0)