Enquanto o período de chuva - previsto para o fim de outubro - não se inicia, a população palmense deve redobrar os cuidados com a saúde devido às altas temperaturas e baixa umidade previstas. Nesta terça-feira, 24, a estimativa é de que a temperatura máxima chegue a 41ºC e a umidade mínima do ar a 16% na Capital, considerado índice de emergência pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são do Boletim da Defesa Civil Municipal, divulgado nessa segunda-feira, 23, pela prefeitura.
As recomendações são que a população evite exposição ao sol entre 10h e17h; beba água em abundância; priorize a prática de exercícios na sombra; quando sair ao sol, use roupas leves, óculos escuros, protetor solar e proteção na cabeça (bonés, chapéus, etc); e não realize qualquer tipo de queima, em área urbana ou rural, seja de material orgânico (folhas, galhos), ou de material sintético (lixo doméstico, plástico, etc).
De acordo com a OMS, a umidade do ar considerada ideal é uma porcentagem acima de 60%. Quando a umidade apresenta entre 31% a 40%, é considerado observação. Abaixo de 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.
Nesta terça-feira, 24, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo em Palmas e em outras cidades do Tocantins das 11h às 20h devido à umidade do ar baixa com riscos de incêndios florestais e à saúde. O clima pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta também foi emitido para outras regiões do país.
Ainda conforme o boletim municipal, o alerta de cuidados se estende para toda esta semana. Na quarta-feira, 25, a previsão máxima de temperatura é de 40ºC e mínima de 26°C, com umidade mínima de 27% e máxima de 54%. Na quinta-feira, 26, a temperatura máxima prevista é de 39ºC e mínima de 25ºC, com umidade mínima de 25% e máxima de 56%, enquanto a sexta-feira, 27, deve voltar a registrar máxima de 41ºC, mínima de 25°C e umidade do ar mínima de 66% e máxima de 30%.
Em caso de flagrante de queimadas, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal através do telefone 153, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Período chuvoso é previsto para o fim de outubro
De acordo com as informações, o período chuvoso deve se atrasar neste ano para o fim de outubro. Entretando, segundo informações da Energisa, previstas pelo Grupo Storm, empresa de monitoramento climático que atende a concessionária, nos próximos dias devem cair as primeiras chuvas na região Norte do Estado. Há possibilidade de chuva moderada a intensa nesta terça-feira, dia 24, principalmente no extremo leste e na região Norte, entre Colinas do Tocantins, Guaraí e Conceição do Araguaia.
Conforme a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, em setembro as chuvas devem se concentrar nas regiões Norte e Oeste do estado. “As temperaturas devem apresentar um pequeno declínio em relação aos meses anteriores, devido ao início do período chuvoso. No entanto, vale ressaltar que as temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica”, pontua a meteorologista.
Comentários (0)