A prefeitura de Palmas informou por meio de um boletim de balneabilidade que a Praia das Arnos está imprópria para banho. Segundo o diretor de Controle Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Suarton Fernandes, a Prefeitura vem fazendo a fiscalização desde o começo do ano e foi verificado um índice elevado da bactéria Escherichia coli na água.
A água das praias da Capital foi monitorada nos dias 27 de abril e 5, 10, 17 e 24 de maio e apenas a das Arnos foi considerada imprópria. As praias da Graciosa, do Prata e do Caju estão liberadas para os banhistas.
De acordo com Suarton os níveis elevados da bactéria na água podem ser ocasionados por várias situações, entre elas o consumo de alimentos dentro da água e a presença de animais no local. “Fizemos uma parceria com a Associação dos Barraqueiros para que nos ajudem na prevenção, no sentido de orientar que as pessoas não levem alimento para a água e que os seus animais de estimação também não estejam no local”, informou.
Segundo o diretor informou ao T1, a interdição não tem um prazo para terminar, mas destacou que o monitoramento continua. “Vamos intensificar o monitoramento para que o valor volte ao normal e assim que voltar o banho na praia das Arnos vai ser liberado”.
Placas alertando os banhistas foram instaladas pela prefeitura no local, mas foram removidas ainda na manhã desta sexta-feira. Segundo Suarton, a remoção não foi feita pela prefeitura, que vai verificar a situação. O diretor alerta que as placas são de extrema importância e devem permanecer na praia para alertar os frequentadores sobre o problema.
Comentários (0)